RN presente nas reuniões nacionais de Câmaras Especializadas

Por CREA-RN em 11/05/2018 às 02:25

Três coordenadores de câmaras do Crea-RN participaram de reuniões nacionais das coordenadorias das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Industrial. Os encontros foram realizados em Rio Branco (AC), São Paulo (SP) e Goiânia (GO), respectivamente.

Confira o resumo do que foi discutido em cada uma das reuniões

CCEEST

A padronização dos critérios de homologação dos cursos de engenharia de segurança do trabalho (EAD) foi um dos principais assuntos discutidos durante a reunião da coordenadoria das Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho. O representante do Crea-RN no encontro, Pedro Rosas, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia e Segurança do Trabalho do Crea-RN, comentou que o grupo definiu também que “será solicitado ao MTE a normatização da  implantação do curso de NR 20 do EAD a fim de estabelecer critérios e conceitos para que a qualidade no ensino da prevenção de acidente não fique prejudicado”.

A utilização de ferramentas tecnológicas com o objetivo de agilizar e maximizar resultados, onde é possível fiscalizar. “A tecnologia está aí e temos que utilizá-la em nosso favor para melhorar nosso trabalho, nossos índices, em menos tempo e com mais qualidade”, ressaltou Pedro Rosas.

Por fim, os coordenadores falaram sobre a importância da segurança do trabalho que tem como missão proteger o ser humano e o crescimento dos últimos anos da campanha Abril Verde.

CCEEI

Em relação à coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, o tema mais discutido no encontro foi a revisão do manual de fiscalização com atenção a nova realidade existente com a aplicação da nova Lei nº 13.639/2018. “Esta lei trata da saída dos técnicos do nosso sistema, ou seja, nos orienta formalmente acerca dos procedimentos que devem ser adotados”, explica Márcio Sá, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-RN.

CCEEC

O engenheiro e coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Civil, Jorian Alves de Moraes representou o Crea-RN na a 2º Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil – CCEEC exercício 2018, realizada em Rio Branco no Acre. Ele foi escolhido para coordenar um dos quatro grupos de trabalho que irão se aprofundar sobre temas ligados ao Ensino e Atribuições Profissionais, Sombreamento com outras Profissões e outros Conselhos e Fiscalização do Exercício e Atividades Profissionais e de Responsabilidades Técnica.

Coube a Jorian coordenar as ações que possam unificar os procedimentos dentro do Sistema. A preocupação é com a existência de diferentes procedimentos adotados pelas Câmaras especializadas dos Creas em todo o país. Em junho, está marcada a próxima reunião da Coordenadoria das Câmaras, em Recife, onde serão apresentadas as sugestões que unifiquem as ações.

O evento da Câmara de Engenharia Civil aconteceu no auditório Manoel Ribeiro, no Centro de Convenção da Universidade Federal do Acre- UFAC.