Reunião de Diretoria do Crea-RN apresenta resultados positivos nesta sexta-feira (10)

A diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) se reuniu na manhã desta sexta-feira (10), na sede do Conselho, para avaliar os indicadores, vistos no planejamento estratégico e ações em curso para o exercício 2023. Além da presidente Ana Adalgisa, do vice-presidente Roberto Wagner, do diretor administrativo Jorian Alves e do diretor financeiro Milano Freitas, participaram também os coordenadores das Câmaras Especializadas, para acompanhar a apresentação dos dados.

O controlador Claudionaldo Câmara fez um balanço do Planejamento Estratégico que iniciou em 2019, passando pela pandemia da COVID-19 sem comprometer a oferta de serviços aos profissionais e sociedade. Vários avanços foram apontados, como a automação e mapeamento dos processos, comitê inovação, acordos de cooperação, lançamento da carteira digital e de programas como Capacita Crea-RN Campus e Capacita Crea-RN Cursos. Para 2023, entre as ações que serão desenvolvidas estão a implantação do Concurso Público, a assinatura eletrônica coletiva e plano de treinamento dos servidores. “Quando fazemos essa análise dos dados dos últimos anos, constatamos que as ações planejadas alcançaram os objetivos traçados e que refletem todo o esforço da gestão na melhoria dos serviços”, disse o controlador.

Nos últimos 6 anos, o orçamento do Crea cresceu 90,5% e nosso percentual de satisfação foi para 95,4% no serviço de atendimento virtual. Este ano, novos avanços estão por vir. As metas envolvem conclusão do nosso plano de obras que inclui as inspetorias de Currais Novos, Mossoró e Sede, lançamento do certificado digital, tendo o Crea-RN como agente de registro, reestruturação organizacional, entre outras tantas ações.

O gerente de Atendimento e Registro, Dickson Cirilo, apresentou a evolução no atendimento no Crea Fácil via WhatsApp nos últimos anos. Com os avanços tecnológicos e o investimento em pessoal, o serviço vem atingindo um alto grau de satisfação. Isso se deve à maior agilidade no atendimento. “A meta agora é investir mais em treinamento e capacitação da equipe de atendimento, elaborar tutoriais didáticos sobre os nossos serviços, além de seguir a carta de serviços em relação ao cumprimento dos prazos, tudo isso para tornar o atendimento ainda mais eficiente e proporcionar a melhor qualidade aos usuários”, explicou.

A gerente de Inspetorias, Cristhiane Cirilo, falou sobre os indicadores de ART e CAT. “Mostramos à diretoria e aos coordenadores das câmaras que atingimos a meta do planejamento estratégico lançada em 2019. Agora temos que avançar ainda em vários pontos, como reduzir o tempo de análise das CATs e aumentar os percentuais de ARTs”, esclareceu.

A reunião foi encerrada com a apresentação do fiscal Juliano Gonçalves, na oportunidade representando o gerente da fiscalização, Heulyson Arruda. Foram mostrados os últimos resultados do crescimento da fiscalização no combate ao exercício ilegal da profissão. “Houve um crescimento de 10% acima da meta estabelecida na planejamento estratégico da fiscalização. Nos últimos 5 anos, foram realizadas 32.904 fiscalizações, visando verificar se existem profissionais registrados em obras e serviços, com foco na defesa da sociedade”, afirmou o fiscal.

Além de aumentar o número de fiscalizações, os fiscais também irão intensificar as operações nas áreas da agronomia, geologia e minas e engenharia de segurança do trabalho.

A presidente do Conselho, a engª civil Ana Adalgisa, disse que se surpreendeu positivamente com os resultados apresentados e parabenizou a equipe pela evolução dos números e pelo desenvolvimento do Crea-RN nos últimos anos, além de mencionar a contribuição do Superintendente Carlos Noronha para a melhoria do sistema de atendimento.

Gerência de Comunicação e Eventos – GCE