Operação reúne Crea-RN, Cosern e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança aos foliões

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), a Neoenergia Cosern e Corpo de Bombeiros intensificam a fiscalização nas estruturas dos Polos Carnavalescos nas cinco regiões do Estado. A Operação Carnaval Legal é Carnaval Seguro visa o combate ao exercício ilegal da profissão e, consequentemente, a segurança dos foliões.

A presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa, fala da importância dos responsáveis pelas obras e serviços deixarem no local da estrutura as cópias dos projetos e ARTs para que os fiscais confirmem se esses eventos estão legalizados. “O nosso objetivo é garantir que tudo transcorra normalmente com maior segurança”, disse.

No foco da operação estão os polos carnavalescos, os blocos e as escolas de samba. “O trabalho em conjunto com a Cosern e Corpo de Bombeiros é essencial.  Estamos juntos, fazendo a nossa parte, para tentar colaborar com um Carnaval mais seguro e com responsabilidade”, afirma a presidente Ana Adalgisa.

Os fiscais do Crea-RN pretendem vistoriar mais de 90 municípios do Rio Grande do Norte. O foco é saber se as estruturas das festas carnavalescas foram montadas por profissionais registrados pelo Conselho, como engenheiros eletricistas, civis, mecânicos, entre outros que garantam a segurança dos foliões nos quatro dias de folia. “Além de observar se tem profissional registrado ao Sistema Confea/Crea, responsável pelas estruturas e serviços, também estamos conferindo se existe Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos respectivos locais. Caso não apresente esse documento, o profissional ou o responsável pelo evento será autuado”, explica o gerente de fiscalização Heulyson Arruda.

Em todos os eventos vistoriados pelo Conselho, os foliões podem encontrar essa placa (modelo abaixo) que será fixada em todas as estruturas visitadas pelos fiscais, garantindo que tem profissional responsável e que o evento é registrado.

Placa afixada nas estruturas dos eventos

Gerência de Comunicação e Eventos – GCE