No Dia Mundial da Água, Confea abre agenda preparatória para Fórum Mundial

Compartilhe

Por CREA-RN em 22/03/2017 às 03:22

Neste ano, as ações do Sistema Confea/Crea e Mútua alusivas ao Dia Mundial da Água vão além do dia 22 de março. A importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento das atividades profissionais na área tecnológica motiva o Sistema a realizar uma série de debates sobre o tema nos próximos meses. A proposta é coletar e sistematizar contribuições de profissionais das cinco regiões brasileiras para levar ao 8º Fórum Mundial da Água, que será em Brasília em 2018. 

Campinas recebe a partir de hoje (21), no Expo Dom Pedro, gestores públicos e especialistas em meio ambiente, água e energia, além de representantes de instituições de ensino para discutir as possíveis soluções para a “situação desafiadora que é a gestão adequada dos recursos hídricos”, como adianta o engenheiro civil José Tadeu da Silva, presidente do Confea. A agenda segue durante o Dia Mundial da Água e termina na quinta-feira.

Confira a programação completa

Em maio, Manaus será a próxima localidade a recepcionar esse mesmo formato de evento, cuja realização tem acontecido em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entidades de classe e com a Seção Brasil do Fórum Mundial da Água, da qual o Confea é parceiro. São esperados em cada edição mais de 300 participantes, entre lideranças nacionais e regionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de instituições de ensino da região e também do governo ligados aos setores de meio ambiente, água e energia. O objetivo é reunir e formalizar as contribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de água, energia e saneamento. Depois disso, os resultados desses preparatórios serão levados ao 8º Fórum Mundial da Água.

Para o presidente do Confea, é fundamental que os engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos e geógrafos participem dos debates que antecedem o evento mundial. “Não se resolvem problemas técnicos sem a contribuição desses profissionais. Pretendemos demonstrar nesta agenda internacional as contribuições e habilidades que os profissionais da área tecnológica podem dar para as áreas de planejamento e gestão, especialmente focadas no desenvolvimento, na sustentabilidade e na qualidade de vida da sociedade”, afirma José Tadeu da Silva.

Texto e Imagens: Equipe de Comunicação do Confea