Feliz Dia Internacional da Mulher

Compartilhe

Por CREA-RN em 25/03/2017 às 04:38

Celebrado anualmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é lembrado como um símbolo de luta e conquista de direitos. A cada ano as mulheres conquistam mais espaço nas estruturas atuais da sociedade brasileira seja no esporte, política, mercado de trabalho ou nas universidades.

A engenharia, por exemplo, até algumas décadas atrás era um curso com um campo de atuação restrito ao público masculino. Com o passar dos anos, a presença da mulher se tornou constante tanto em cursos de engenharia quanto em empregos antes considerados masculinos. Os dados mostram que de 2010 a 2016 houve um crescimento de 58% no número de mulheres registradas no Crea-RN.

No Rio Grande do Norte, a primeira engenheira registrada no Crea foi Ana Maria Garcia de Carvalho, graduada em engenharia civil pela UFRN. Seu registro foi concedido no dia 4 de dezembro de 1970.

Você Sabia?

No dia 8 de março de 1857 operárias de Nova Iorque (EUA) fizeram uma greve com algumas reivindicações como melhorar as condições de trabalho, redução na carga horária e equiparação salarial com os homens.

Contudo, a manifestação foi reprimida com atos extremos de violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, porém somente em 1910 durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que 8 de março seria celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A criação da data não era apenas comemorar, mas discutir o papel da mulher na sociedade atual.

*Com informações do site Brasil Escola