Feliz Dia das Mães

Por CREA-RN em 18/05/2017 às 01:59

O Dia das Mães é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. No Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de maio, mas em alguns países é comemorado em outras datas que vão de março até dezembro.

Na Grécia antiga o Dia das Mães era comemorado na entrada da primavera em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Porém, foi a partir do século XIX que a data passou a ser lembrada nos Estados Unidos com comemorações em 1858, 1865 e 1870. A data foi reconhecida em sua forma atual, em 12 de mio de 1907, quando Anna Jarvis, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Em 9 de maio de 1914, ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo de maio como Dia das Mães.

No Brasil, a data foi oficializada pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1932. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano.

Você sabia?

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa para o varejo nacional tanto em volume de vendas como em faturamento. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, apontou que cerca de 73% dos brasileiros realizem pelo menos uma compra no período. A pesquisa estima ainda que aproximadamente 109 milhões de brasileiros devem presentear alguém neste Dia das Mães, o que deve injetar 14 bilhões de reais nos setores do comércio e serviços.

Fonte: Wikipédia e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.