Engenheiros de RN já podem trabalhar em SP com Visto automático

Visto automático é disponibilizado pelo Crea-SP, com emissão imediata de autorização de trabalho

Desde o início deste mês de dezembro, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia dos Estados do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e de São Paulo (Crea-SP) disponibilizaram um serviço exclusivo para profissionais potiguares que desejam atuar em municípios de SP. A opção de visto automático já está valendo e emite uma autorização de trabalho de forma on-line, por meio de um link de acesso à plataforma criada pelo Crea-SP, que abre as portas para engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos de outras regiões do País.

“A opção do visto automático é mais um benefício para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências do Crea do Rio Grande do Norte, que agora poderão exercer atividades nos municípios de São Paulo sem burocracia alguma, de forma rápida, fácil e segura”, falou a presidente Ana Adalgisa Dias.

Uma vez concedido o visto, é fornecido um número para que o profissional possa emitir Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e gerar certidões, além de outros benefícios que os profissionais de São Paulo têm, como acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cashback e programa de Anuidade Zero via Clube de Vantagens, assinatura digital vinculada ao gov.br e mais.

“Essa é uma iniciativa pioneira que integra Conselhos, o que ainda não acontecia no Brasil. Facilitamos a vida de profissionais da área tecnológica por meio desses convênios que ampliam os serviços para outros Estados, tornando a experiência com o Sistema Confea/Crea mais positiva e acessível”, comenta o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese.

O visto profissional é um procedimento gratuito e obrigatório, necessário para que profissionais registrados possam exercer as atividades de Engenharia, Agronomia ou Geociências fora dos Creas de suas jurisdições, conforme determina o art. 58 da Lei 5.194/1966, que trata sobre o registro e a fiscalização profissional. A atuação requer uma solicitação específica, o que, até então, levava geralmente cinco dias para ter autorização, mas que, agora, passa a ter concessão imediata a partir do estabelecimento de convênios entre os Conselhos.