Delegação do RN avalia positivo Encontro de Líderes
Data de publicação:
28/04/2021
15:48
Compartilhe
Por CREA-RN em 23/02/2018 às 05:29
Foram três dias de reuniões, palestras e muita discussão para planejar as ações que envolvem a área tecnológica em todo país. Assim pode ser resumido o VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea realizado em Brasília. O evento contou com a participação da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, dos coordenadores das sete Câmaras Especializadas que compõem o Crea-RN e dos novos diretores da Mútua-RN.
Um assunto comum em todas as reuniões das Coordenadorias de Câmaras Especializadas foi o planejamento das ações que serão desenvolvidas durante este ano. Uma das novidades para o Rio Grande do Norte é que Natal vai sediar o 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), em outubro de 2018. A reunião da Coordenadoria da Câmara Especializada de Segurança do Trabalho contou com a presença do ministro do Trabalho, Helton Yomura.
A seguir avaliação sobre o evento da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, e dos demais representantes do RN:
Ana Adalgisa Dias Paulino – presidente Crea-RN
Foi um encontro bastante produtivo. Volto otimista. Participei de reuniões de diversas câmaras especializadas nas quais declaramos nosso apoio aos coordenadores e conselheiros. Vamos ter um longo caminho e muito trabalho pela frente. Queremos alcançar o êxito com a valorização profissional para que a sociedade nos reconheça como órgão de defesa.
O Confea e os presidentes dos Creas estão com compromisso de tornar a engenharia protagonista no cenário econômico do país e em cada um dos estados. O Confea tem que assumir essa bandeira de defesa da engenharia tanto local como nacional e para isso precisamos atuar no campo político e da comunicação e na revisão das nossas leis. O Colégio de Presidentes teve uma renovação de 2/3 e isso é salutar para agregarmos novos valores ao nosso conselho. Fomos eleitos para representar o CP no conselho de comunicação e marketing do CONFEA e acreditamos que a comunicação precisa ser mais ativa para nossa sociedade para nossos profissionais, o desafio é muito grande.
Manoel Neto – coordenador da Câmara Especializada de Agronomia
“O Encontro foi produtivo, discutimos assuntos importantes como fiscalização, ensino e valorização profissional”.
Jorian Alves – coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil
Foram três dias de trabalho intenso em que planejamos diversos assuntos para serem discutidos este ano, como, por exemplo: ensino e atribuição profissional, sombreamento com outras profissões, fiscalização do exercício, atualização do manual de fiscalização, unificação de procedimentos, fiscalização de acobertamento, laudo técnico, concessão de atribuições e valorização profissional
Marcone Paiva da Silva – coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
Elaboramos um plano de trabalho que será direcionado da seguinte forma: atualização do nosso manual de fiscalização, elaboração de uma cartilha para uniformizar as extensões de atribuições profissionais previstas na Resolução 1073/Confea.
Julio Cesar de Pontes – coordenador da Câmara Especializada de Geologia, Minas e Agrimensura
A reunião foi muito dinâmica e abordou temas relevantes para o setor mineral. A Câmara está mostrando ao Sistema Confea/Crea a importância e a pujança da mineração para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Márcio José Sá Dantas Luz – coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica
Tivemos um Encontro com discussão de vários temas. Os representantes da área industrial solicitaram ao Confea uma mobilização para a derrubada do veto do presidente Michel Temer inerente à questão do Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar-condicionado. A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, também enviou ofícios aos parlamentares em defesa da engenharia mecânica no tocante ao PMOC. Também discutimos a proposta de realizar uma reunião para que seja debatido o campo de atuação dos engenheiros industriais no âmbito das energias renováveis.
Pedro Henrique Viana de Queiroz Rosas – coordenador da Câmara Especializada de Engenharia e Segurança do Trabalho
Na nossa reunião tivemos a participação da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, do ministro do Trabalho, Helton Yomura, e do presidente da Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança Nacional (Anest), Benvenuto Gonçalves Júnior. Foram discutidos muitos assuntos que serão debatidos ao longo do ano, mas o destaque foi a definição de que o 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), será realizado em Natal no mês de outubro deste ano.
Rosiane Silva de Oliveira – coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Química
Foi um debate muito interessante. Este será o ano da fiscalização e as propostas realizadas foram no âmbito das reuniões nacionais. Elaboramos calendário, workshop e plano de ação para 2018.
Benvenuto Gonçalves Júnior – presidente da Anest
Na ocasião foram abordadas questões relativas à Engenharia de Segurança do Trabalho no Brasil que as entidades representam. O ministro do Trabalho, Helton Yomura, assegurou analisar as demandas das duas entidades e abriu canais de diálogos durante sua gestão. Ao final do encontro, as entidades agradeceram o apoio do ministro e a participação no evento.
Mário Amorim – Diretor Geral da Mútua-RN
O VII Encontro de líderes do Sistema Confea/ Crea e Mútua reuniu profissionais de todo Brasil com o objetivo de realizar o Planejamento das ações e provimento dos cargos de coordenação dos entes que compõem esse Sistema Profissional para o ano de 2018. Foi uma ótima oportunidade para discutirmos temas relevantes para o desenvolvimento do país.