Crea-RN visita obras do Complexo Hidrossocial de Oiticica

Compartilhe

Uma grande obra de engenharia, com responsabilidade social. Essa foi a impressão que o Complexo Hidrossocial Oiticica causou na comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RN (Mútua) que visitou, nesta terça (10), o canteiro de obras, em Jucurutu. O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, e da Mútua-RN, Márcio Sá, foram acompanhados pelo secretário adjunto da SEMARH, Auricélio Costa, e o assessor especial Sergio Pinheiro.

O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, destacou a importância da obra e todas as engenharias e geociências envolvidas no processo. “Não imaginava a grandiosidade de Oiticica e do benefício social que essa construção vem trazer para o Rio Grande do Norte. Saio daqui convicto que existe uma forma de fazer barragem antes e depois de Oiticica, principalmente por não ser somente barragem e sim o Complexo Hidrossocial de Oiticica. Isso me orgulha enquanto engenheiro, ver a multidisciplinaridade das atividades e ver o benefício social provocado por essa tão formidável obra”, exaltou. Ele disse ainda que vê um futuro promissor para a região. “Podemos vislumbrar para o futuro outros projetos do ponto de vista do turismo ecológico, da produção agropecuária para esta região. Enfim, um outro mundo se abre com o Complexo Hidrossocial de Oiticica”.

O secretário adjunto, Auricélio Costa, destacou a importância da visitação diante de todo o empenho e dedicação na realização do Complexo. “É importante construir grandes obras de engenharia, mas essa construção não pode impactar as pessoas que moram no local, em seu entorno. Então, aqui essa responsabilidade social está garantida pelo que o Governo do RN deixou nas agrovilas, nas indenizações, nos benefícios sociais para toda a população daqui do entorno e os benefícios indiretos para a população do Rio Grande do Norte. A Barragem de Oiticica dará a segurança hídrica ao abastecimento do Seridó e de outras regiões do nosso estado”, ressaltou o secretário adjunto da SEMARH.

Engenharia e benefício social
Antes de visitar as obras na barragem e no entorno, o grupo assistiu uma apresentação das equipes da EIT/Encalso e do Consórcio QS Oiticica, responsáveis pela execução do projeto, que trouxe um breve histórico da obra e os detalhes técnicos da construção da barragem, da comunidade Nova Barra e das agrovilas de Raimundo Nonato, São Fernando e Jardim de Piranhas.

O engenheiro José Miranda Júnior, da EIT/Encalso, que acompanha a construção desde 2010, falou da evolução da obra. “O que começou como a construção de uma barragem passou para algo maior, se tornando o Complexo Hidrossocial de Oiticica, por conta de tudo o que esta grandiosa obra envolve”, destacou Miranda. Ele adiantou que o barramento está na reta final com previsão de fechamento para ainda neste mês.

A equipe do Consórcio QS Oiticica complementou as informações técnicas com dados das obras socias e das atividades complementares de Arqueologia (registros de pinturas ruprestres) e Biologia (resgate e afugentamento da fauna), além de estudos ambientais e quanto à qualidade da água.

O engenheiro Kalazans Louzá, assessor técnico do Crea-RN, relatou que Oiticica é muito mais que uma obra de engenharia e de uma importância econômica incalculável para o RN. “O Crea-RN que é uma instituição da engenharia, sem dúvida é muito interessante ver que a engenharia está sendo desenvolvida de uma forma técnica tão espetacular, mas também com uma visão humanista, ambiental, econômica e social. Essa ampliação da atuação da engenharia traz benefícios para uma gama muito grande de pessoas da sociedade. É um caso exemplar que pode ser reproduzido em todo o Brasil”, opinou.

Para Márcio Sá, presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RN (Mutua) “essa é uma das obras mais vultuosas e importantes do nosso estado que está chegando ao fim de sua execução trazendo todo os benefícios da segurança hídrica que o RN merece ter”.

Também participaram da visita o assessor de relações institucionais do Crea-RN, Pablo Ruyz e, pelo Consórcio QS Oiticica, Luiz Fernandez e Jorge Mateus.

Com informações de Edna Ferreira
Assessoria de Comunicação da SEMARH