Crea-RN realiza ação preventiva integrada de fiscalização em agronomia

O Conselho Regional de Engenharia do Rio Grande do Norte realizou nos municípios de Venha-Ver, Coronel João Pessoa e São Miguel, uma ação preventiva integrada com equipes técnicas do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da Polícia Militar do RN, para fiscalizar o uso indiscriminado de defensivo agrícola nas plantações e a proximidade delas com os mananciais de água.

A ação foi proposta pela Câmara de Agronomia do Crea-RN, com o intuito de combater o exercício ilegal da engenharia de agronomia na região do alto oeste.

“Durante a fiscalização, foram identificados casos de supressão vegetal e aplicação e uso indiscriminado de defensivos agrícolas em áreas às margens de mananciais ilegais. Nosso objetivo é conscientizar empresas e população sobre a importância da preservação do solo e da água, e garantir a atuação de engenheiros agrônomos, para que a produção agrícola seja feitas de forma responsável na região”, explicou.

A operação é uma das ações da Força Tarefa de Fiscalização do Crea-RN, que acontece de 9 a 12 de abril em Pau dos Ferros e cidades vizinhas, com equipes técnicas fiscalizando obras de serviços da construção civil, indústrias, postos de combustíveis, mineradoras e empreendimentos com instalações fotovoltaicas.

Denúncia

O Crea-RN disponibiliza um canal de atendimento para o registro de queixas, que pode ser acessado através do site www.crea-rn.org.br, do nosso aplicativo ou do WhatsApp (84) 99143-0576.

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.