Crea-RN participa de solenidade da assinatura do convênio entre Governo do RN e UFRN para viabilizar o Programa de Hidrogênio Verde

Compartilhe

Crea-RN participa de solenidade da assinatura do convênio entre Governo do RN e UFRN para viabilizar o Programa de Hidrogênio Verde

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, participou nesta quinta-feira (13) da solenidade de assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a UFRN para a elaboração do Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde. O acordo foi assinado pela governadora Fátima Bezerra, pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Diniz, e também pelo diretor da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), André Laurindo Maitelli.

“É através da engenharia que geramos desenvolvimento e é com muita alegria que presenciamos esse passo tão importante que o RN está dando diante da energia renovável. Imaginemos e realizaremos, com certeza, um estado que não apenas gere, mas exporte hidrogênio para o mundo, O Crea-RN estará ao lado de quem gera desenvolvimento ao nosso estado”, pontuou a presidente Adalgisa.

A governadora Fátima Bezerra frisou o protagonismo do RN na produção da energia renovável. “O mundo não suporta mais o chamado combustível fóssil e precisamos caminhar para a descarbonização do planeta, e é preciso ter sensibilidade, determinação e competência para preparar o Rio Grande do Norte nesse contexto”, afirmou.

O convênio tem por objetivo a realização de estudos de alternativas tecnológicas, de infraestrutura e de mercado para o desenvolvimento de um programa de incentivo ao hidrogênio verde no Rio Grande do Norte.

Daniel Diniz, reitor da UFRN, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa, visto que as energias renováveis ganharam força internacional nos últimos tempos. “A sustentabilidade passou a ser uma pauta muito importante e o nosso estado tem uma vocação muito grande nessa área”, pontuou Daniel.

O hidrogênio verde passa a ter esse nome quando sua produção está associada a obtenção de energia por fontes renováveis. Ele vem sendo considerado o “combustível do futuro” e se tornou prioridade na estratégia de energia em diversos países por possibilitar a descarbonização total da economia.

Gerência de Comunicação e Eventos – GCE
Fotos: Márcia Elisa