Crea-RN comemora 48 anos

Por CREA-RN em 09/08/2017 às 06:03

Nesta segunda-feira, 10 de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) comemora 48 anos. A entidade foi instituída pela Resolução nº 179/69. A história do Crea-RN é marcada pela fiscalização do exercício profissional, de modo a garantir os direitos profissionais da área tecnológica e assegurar o desenvolvimento com segurança para a sociedade norte-rio-grandense.

Prestes a completar 50 anos, o Crea-RN passa por diversas mudanças. Os municípios de Currais Novos e Caicó ganharão novas sedes para suas Inspetorias Regionais, concluindo assim o processo de interiorização que instalou inspetorias nas cidades de Pau dos Ferros, Assu e Macau, além de reformar a Inspetoria Regional de Mossoró. Esse processo de interiorização foi importante devido ao número de obras desenvolvidas em várias regiões do RN e ao crescimento do número de profissionais.

Fique sabendo

Até 1968 os profissionais do RN eram registrados no Crea Pernambuco, entretanto com a criação do Crea Paraíba foi instalada a Inspetoria do Rio Grande do Norte, vinculada ao Crea-PB. Somente em 25 de outubro de 1969 o Crea-RN foi instalado efetivamente.

Com o intuito de chegar mais perto da população, o Crea-RN iniciou o processo de interiorização de suas unidades nove anos após instalação da sede em Natal. A Inspetoria Regional de Mossoró foi a primeira instituída pelo Ato Normativo nº 02/78 e homologada na Sessão Plenária nº 166 (12/05/78). Em seguida foi a vez de interiorizar os serviços do Conselho na Região Seridó, então foi criada a Inspetoria Regional de Caicó pelo Ato Normativo nº 09/86 e homologada na Sessão Plenária nº 280 (11/08/1986).