Controlador e Gerente Financeiro do Crea-RN participam do 1° Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão (Enpog)

Compartilhe

Controlador e Gerente Financeiro do Crea-RN participam do 1° Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão (Enpog)

O controlador do Crea-RN, Claudionaldo Câmara, e o gerente financeiro e contábil Luiz Sales Pereira participaram do 1° Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão (Enpog), em Brasília (DF). O objetivo do evento foi de alinhar os Conselhos na implementação dos planos plurianuais (PPAs) integrados a um orçamento-programa.

Tal implementação foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU), além de conter outros documentos importantes como Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento-Programa.

Durante o evento, o corpo funcional do Sistema, coordenado pela Gerência de Planejamento e Gestão do Confea (GPG) trabalharam a uniformização de procedimentos para dinamizar o processo de planejamento dos Creas e do Confea.

De acordo com o controlador Claudionaldo, a capacitação possibilitará o fortalecimento da governança dos Creas objetivando melhorar os resultados e entregas para a sociedade.

PPA
Em julho de 2022, o Plenário do Confea aprovou o roteiro e o cronograma para condução do Planejamento Plurianual, além do Referencial Estratégico para o Sistema 2023-2024 (https://www.confea.org.br/transparencia/acoes-programas/programas-proje…). Neste ano, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) se debruça sobre a necessidade do Sistema Confea/Crea e Mútua de um novo modelo de gestão orçamentária para deliberar sobre a resolução que regulamentará todo o ciclo do PPA no sistema profissional. A expectativa é que o normativo seja aprovado durante a próxima Sessão Plenária, a ser realizada de 24 a 26 de maio.

Gerência de Comunicação e Eventos – GCE

Informações: Confea