Carta aos Candidatos 2022: Propostas da Engenharia definidas no 4º CP

Compartilhe

Carta aos Candidatos 2022: Propostas da Engenharia definidas no 4º CP

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, apresentou na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes em São Luís (MA), a metodologia de construção da Carta para o desenvolvimento nacional, por meio da Engenharia, Agronomia e Geociências.

As discussões resultaram na elaboração de propostas aos candidatos que estão na disputa eleitoral 2022 à Presidência da República, mas que se estende aos candidatos ao Governo, Senado, além de deputados federais e deputados estaduais. Sao propostas que coloquem o país no rumo do crescimento, da geração plena de empregos, com investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e a atuação profissional. 

“Esta é a nossa Carta que será encaminhada para análise na Sessão Plenária do Confea que vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 deste mês. Nosso objetivo é fazer a entrega no início de setembro, em data a ser definida”, disse a presidente Adalgisa.

Carta da Engenharia: documento elaborado pelo Colégio de Presidentes em reunião em São Luís será levado ao plenário para ser apresentado aos candidatos à presidência

Ela afirma que a proposta é dar uma ampla divulgação junto à sociedade, aos profissionais e, principalmente, no meio político. “O documento reafirma o compromisso deste Sistema Confea/Crea/Mútua em colocar a favor do Brasil a experiência técnica e normativa acumulada ao longo dos seus 89 anos, na proteção da sociedade através dos profissionais da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia”, ressalta a presidente.

A proposta aprovada pelo CP apresenta subsídios técnicos para contribuir com a formulação de propostas que coloquem o país no rumo do crescimento, da geração plena de empregos, com investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e a atuação profissional. 

ABNT
Na reunião, também foi aprovada a proposta de renovação do convênio com ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com o gerente da GRI, Renato Muzzolon Júnior, o novo contrato traz importantes ganhos para os profissionais registrados no Sistema, e adimplentes nos 27 Crea(s),  a exemplo de descontos de 66% (sessenta e seis por cento) quando da aquisição de normas técnicas e de 50% (cinquenta por cento) de desconto em cursos oferecidos através da grade de capacitação da ABNT.

O CP também aprovou a proposta de revogação da alínea “e”, Artigo 26 da Resolução 1.114/2019 que estipula como condição de elegibilidade “ter vínculo associativo de três anos, no mínimo, contados da convocação da eleição, com entidades de classe registradas e homologadas no Sistema Confea/Crea, localizadas na unidade federativa do seu domicílio eleitoral, para cargos de Presidentes dos Creas e do Confea e Conselheiro Federal representante dos grupos profissionais”.

Informes
As ações do Confea realizadas, por meio das suas superintendências, comissões permanentes e especiais e assessorias, também foram apresentadas no último dia de atividades da 4ª Reunião do Colégio de Presentes. Entre os assuntos abordados está o processo eleitoral que será realizado, em formato on-line, no dia 3 de novembro deste ano.

 A eleição é para o cargo de Conselheiro Federal, e será realizada em seis Estados: Acre (representante da modalidade Industrial); Alagoas (representante do grupo/modalidade Agronomia); Amapá (represente da modalidade Elétrica); Rio de Janeiro (representante da modalidade de Engenharia Civil); Rondônia (representante da modalidade Engenharia Civil) e Sergipe (representante da modalidade Engenharia Elétrica).

O coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), engenheiro civil Daltro de Deus Pereira, alertou para as questões do cumprimento dos prazos do calendário eleitoral e destacou a importância da campanha de atualização dos dados cadastrais dos profissionais do Sistema. “É uma ação fundamental e prioritária para que todos os profissionais possam participar desse processo democrático”, afirma.
 

Superintendente Renato Barros
Superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros reforçou a importância da aplicação das Tabelas Auxiliares pelos regionais


Já o superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, reforçou a necessidade e a importância dos Creas implantarem as Tabelas Auxiliares de ARTs. “É um dever dos Conselhos fazerem essa implantação, cujo objetivo é a unificação de procedimentos e tabelas entre os diversos sistemas de Anotação de Responsabilidade Técnica do país”, afirma ele, ao ressaltar que, no momento, dos 27 Conselhos, 14 já implantaram a tabela. Renato Barros também falou sobre o convênio entre o Confea e o Serpro para produção da Carteira Digital Nacional do Profissional, cujo contrato está em andamento.

Assessora parlamentar Denise Castro
Assessora parlamentar Denise Castro ressaltou o acompanhamento das pautas parlamentares relacionadas à Engenharia, Agronomia e Geociências

Ação Legislativa
A assessora parlamentar do Confea Denise Castro pontuou os principais projetos de lei de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociências que estão em tramitação no Congresso Nacional. “São projetos com temas diretamente ligados ao sistema profissional, alguns relativos a sombreamento com outros Conselhos, além de pautas de políticas públicas que indiretamente estão relacionados à Engenharia”, afirma Denise, ao ressaltar a importância da atuação de todos os Creas no estreitamento da relação com os parlamentares de seus respectivos estados, especialmente neste ano eleitoral.


Prevenção
O último dia da reunião também trouxe para debate o tema “Prevenção e Mitigação de Catástrofes”, assunto ministrado pelo presidente da Academia Nacional de Engenharia e vice-presidente do Crea-RJ, Francis Bogossian. Para ele, “Prevenir é melhor que remediar” vai além de um ditado popular,  trata-se de uma ação que, colocada em prática, evita perdas, inclusive de vidas. 

“O desembolso chega a ser dez vezes mais quando não há investimento em prevenção. O exemplo se aplica à falta de medidas de precaução, que geram catástrofes com deslizamento de encostas, enchentes e alagamentos. Você gasta de 2% a 10% do que vai gastar na mitigação que é obrigado a fazer depois que o acidente ocorre”, avalia Bogossian.
 

residente da Academia Nacional de Engenharia e vice-presidente do Crea-RJ, Francis Bogossian
residente da Academia Nacional de Engenharia e vice-presidente do Crea-RJ, Francis Bogossian: prevenção e mitigação de catástrofes


Francis Bogossian defende a criação de um Departamento Nacional de Prevenção e Mitigação de Catástrofes, com escritórios regionais com o objetivo de subsidiar as prefeituras tecnicamente e financeiramente. “É fundamental que essa proposta tenha o apoio do Sistema Confea/Crea,  no sentido de provocar o governo federal a criar esse Departamento. Tenho convicção que, ao levantar essa bandeira, o Confea dará um importante passo para a importância da cultura da prevenção”, disse o engenheiro.

5ºCP-Aracaju
O 4º CP em São Luiz foi encerrado com um convite do presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, para a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Aracaju (SE).

Íris Valéria Azevedo
Equipe de Comunicação do Crea-SE
Fotos: Marck Castro/Confea