AS ELEIÇÕES DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA ACONTECEM NO DIA 17 DE NOVEMBRO EM TODO PAÍS DE FORMA ON-LINE

As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua acontecem na próxima semana, dia 17 de novembro, das 8h às 19h, pelo site votaconfea.com.br. Essa será a primeira votação on-line para presidente de Confea, presidente do Crea-RN, conselheiro(a) federal e seu(a) suplente, diretor geral da Mútua e diretor administrativo da Mútua RN. Estão aptos a votar no Rio Grande do Norte aproximadamente nove mil profissionais da engenharia, agronomia e geociências.

O profissional registrado e que estava em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até o dia 18/10, votará na circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou locais onde possuir visto.

No dia da eleição, os profissionais deverão entrar no site https://www.votaconfea.com.br/ no período de 8h às 19h, no horário de Brasília-DF, através de autenticação por login com CPF e senha recebida por e-mail, SMS, do Gov.br ou token.

Em um universo de quase 20 mil profissionais registrados no Rio Grande do Norte, as decisões que afetam as Engenharias, Agronomia e Geociências têm um peso muito grande. Os candidatos com maior número de votos são eleitos para levantar propostas, promover a evolução das profissões e, consequentemente, do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, e cuidar das necessidades de quem está na ponta e precisa dos serviços dos Conselhos para desempenhar suas atividades técnicas com excelência e ética profissional.

O objetivo com essa mudança no formato de votação de presencial para virtual tem o intuito de gerar maior alcance e integrar ainda mais engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos. “A meta é aumentar o número de profissionais que vão participar do processo eleitoral, votando no dia da eleição. Nas eleições anteriores, a quantidade votantes era pequena para o universo de profissionais registrados no Sistema”, explica o coordenador da Comissão Eleitoral do Crea-RN, o Eng. Civ. e Eng. de Seg. do Trabalho Vital Duarte Nóbrega.

Esse modelo de votação online já é uma realidade em outros conselhos profissionais há algum tempo.“ O Confea se certificou de toda a segurança para implantar esse processo. Os conselhos que já fazem votação pela internet conseguiram aumentar a participação dos profissionais, então, para nós, representa uma maior democratização do Sistema”, diz o coordenador.