Comitiva do Crea entrega Agenda Parlamentar aos parlamentares do RN

Comitiva do Crea entrega Agenda Parlamentar aos parlamentares do RN

Por CREA-RN em 14/02/2020 às 11:38 | Atualizado em 12/05/2020 às 04:01

O 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua reuniu cerca de 800 lideranças da área tecnológica nacional, em Brasília. A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, o Conselheiro Federal Modesto Ferreira, o diretor-geral da Mútua no RN, Mário Amorim, a coordenadora Nacional do Crea júnior Lidyane Araújo, os coordenadores das Câmaras Especializadas e Comissões, representante do Clube de Engenharia e a presidente do Crea Júnior no RN participam do evento que termina nesta sexta (14).

O Encontro de Líderes propôs as ações que serão desenvolvidas em 2020 e as estratégias para o fortalecimento do Sistema. “Foram três dias de reuniões, palestras e discussões, além de uma ação parlamentar altamente positiva, onde visitamos dois Senadores e quatro Deputados Federais da bancada do RN para garantir que os Projetos de Lei, que tramitam no Congresso Nacional, possam fortalecer o Sistema e, consequentemente, defender os profissionais ligados ao Confea/Crea e Mútua”, disse a presidente Ana Adalgisa Dias.

A Agenda Parlamentar foi entregue aos Senadores Styvenson Valentim e Zenaide Maia e aos Deputados Federais Benes Leocádio, Rafael Mota, Fábio Faria e General Girão. Entre os projetos de lei que o Sistema defende estão: o que caracteriza como essenciais e exclusivas de estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos, ocupantes de cargos efetivos no serviço público federal, estadual e municipal; o PL 6699/2020 que inclui como crime contra a saúde pública o exercício ilegal da profissão de engenheiro e agrônomo; e o PL 3451/2019 que revoga lei que dispõe sobre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química e Agronomia.

Os parlamentares visitados pela comitiva do RN se comprometeram em acompanhar os projetos que estão tramitando para defender os interesses dos profissionais ligados ao Sistema. Também participaram do evento, os coordenadores Lindalva Dantas, Lucildo Hildegardes, Giovanni Marques, Marcio Sá, João Batista Monteiro, Bevenuto Gonçalves, Gilbrando Medeiros, Fabrício José Nobre, o coordenador adjunto Orildo de Lima e Silva, o Representante de Entidade do Clube de Engenharia – Alessandro Ricard e os diretores da Mútua Almir Mariano e José Edgar Gomes, Pedro Rosas e a presidente do Crea Júnior no RN, Ana Beatriz Farias.