Logo CREA-RN Conselho regional de engenharia e agronomia do Rio Grande do Norte

Notícias

MEC antecipa que não vai permitir cursos de engenharia 100% EAD

Cursos de Engenharia não podem ser 100% EAD

O Governo Federal não vai mais permitir que cursos das áreas de Engenharias sejam oferecidos totalmente em educação a distância (EAD). Foi o que antecipou o Diretor de Regulação de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Daniel Ximenes. Segundo ele, a nova regra fará parte de um decreto presidencial que deve ser para ser publicado nas próximas semanas.

 

“Cursos de Licenciatura, Engenharia e Saúde, como têm hoje, praticamente 100% EAD, não vão ser mais possível”, disse Ximenes, ao participar de um evento com instituições de ensino em São Paulo.

 

Na abertura da sessão plenária 1.709, nesta sexta-feira (25/4), o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, compartilhou a informação de posicionamento do Ministério da Educação sobre a extinção de cursos 100% EAD nas Engenharias e na área de Saúde. “É uma luta de muito tempo, trabalho que muitos acompanham de perto. A gente sabe da importância da carga presencial para a formação de profissionais da Engenharia e da importância para o país dessa formação de bons profissionais. Vamos aguardar a publicação do decreto, mas a informação é que esta questão não tem mais espaço para negociação”, comemorou Marchese.

 

O diretor do MEC considerou que as Engenharias e as áreas de Saúde “são áreas muito sensíveis, importantes, que vão precisar ter cargas de presencialidade mais significativas”. Assim, o anúncio previsto para até 9 de maio deverá informar os limites percentuais permitidos para cada uma dessas áreas. Daniel Ximenes apontou que o governo pretende estabelecer um pacto pela credibilidade do EAD no país, considerando o modelo “uma tendência irreversível no mundo atual”. Anteriormente, o MEC havia proibido a criação de novos cursos e vagas em educação a distância no ensino superior privado.

Instagram