O 10º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Norte (CEP RN), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) terminou na sexta-feira (26) com a aprovação de 55 propostas aprovadas que, após sistematizadas, serão enviadas 28 para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). O evento acontece a cada três anos e tem como objetivo dar oportunidade aos profissionais de propor sugestões na legislação atual que rege o Sistema. O Congresso este ano abordou o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. No final do 10º CEP foi realizada a eleição para escolha dos 11 delegados que vão representar o estado no Congresso Nacional de Profissionais, em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro.
O 10º CEP promoveu quatro Encontros Microrregionais nos municípios de Mossoró, Assú, Caicó e Pau dos Ferros. O coordenador do evento, Márcio Sá, agradeceu a participação de todos os profissionais. "Realizamos esses encontros preparatórios e recebemos muitas propostas o que nos mostra o quanto os profissionais estão com vontade de participar mais do Sistema e isso é muito bom", disse.
Na sexta-feira (26), o 10º CEP RN começou às 9h com a palestra "O processo de fiscalização do Sistema Confea/Crea - Os novos rumos da fiscalização", ministrada pelo chefe de gabinete do Confea, Luiz Antônio Rossafa. Em seguida, o deputado estadual Allyson Bezerra ministrou uma palestra sobre a Frente Parlamentar da Engenharia.
A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, falou da importância do Congresso para o Sistema mostrar sua relevância. "Ao apresentarmos ideias e ações inovadoras mostramos a sociedade que queremos evoluir. O CEP é uma oportunidade de renovação e tenho certeza que o RN vai apresentar a engenharia, agronomia e geociências como protagonistas para desenvolvimento do RN e do país", destacou a presidente do Conselho.
O deputado estadual Allyson Bezerra ministrou palestra sobre a Frente Parlamentar da Engenharia, da qual é presidente. Na opinião do parlamentar, “o Crea-RN e os profissionais do Sistema têm que participar das maiores discussões ligadas ao desenvolvimento do estado para beneficiar o cidadão norte-rio-grandense”.
Na abertura do 10º CEP RN, realizada na quinta-feira (25), os profissionais assistiram duas palestras: a primeira com o diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua-RN), Mário Amorim, e o ex vice-presidente do BNDES, Darc Costa.
Crea-RN realiza 10º Congresso Estadual de Profissionais
Após realizar quatro Encontros Microrregionais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) promove o 10º Congresso Estadual de Profissionais do RN (CEP-RN), nos dias 25 e 26 de julho, no auditório do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal. O evento reunirá profissionais de todo o estado para discutir, apresentar e aprovar propostas com o objetivo de aprimorar o Sistema Confea/Crea e Mútua.
“O CEP RN é forma de os profissionais das áreas de engenharia, agronomia e das geociências proporem alteração no Sistema. Por isso, convido a todos os profissionais para participarem do congresso e contribuírem com o desenvolvimento nacional”, disse Ana Adalgisa.
O 10º CEP vai abordar o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, dividido em cinco eixos: Inovações Tecnológicas, Recursos Naturais, Infraestrutura, Atuação Profissional e Atuação das Empresas de Engenharia. Além de debater os referidos assuntos, os profissionais de Natal e região vão apresentar suas propostas e, em seguida, defendê-las na eleição para delegado. Todos os profissionais podem participar do congresso, basta fazer a inscrição no site www.crea-rn.org.br ou no link http://bit.ly/10ºCEP-RN.
No final do dia ocorre a eleição para escolha dos 11 delegados que vão participar do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), de 19 a 21 de setembro, em Palmas (TO), logo após a 76ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea).
Serviço:
10º Congresso Estadual de Profissionais do RN (CEP-RN)
Período:
25/07
26/07
Local: Auditório do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) – localizado
10º Congresso Estadual de Profissionais
Inscrições - http://bit.ly/10ºCEP-RN
Dias 25 e 26 de julho
Auditório do CTGás
Evento reúne em Pau dos Ferros profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências
O
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) promove o
4º Encontro Microrregional de Profissionais, nos dias 11
e 12
de julho, na Inspetoria Regional de Pau dos Ferros. O evento reunirá
os profissionais da região para discutir, apresentar e aprovar
propostas com o objetivo de aprimorar o Sistema Confea, Crea e Mútua.
O tema do Congresso este ano é “Estratégias da Engenharia e da
Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, dividido
em cinco eixos: Inovações Tecnológicas, Recursos Naturais,
Infraestrutura, Atuação Profissional e Atuação das Empresas de
Engenharia.
As
propostas, selecionadas em Pau dos Ferros, serão apresentadas no 10º
Congresso Estadual de Profissionais (CEP) que será realizado em
Natal, nos dias 25 e 26 de julho. Durante o evento em Pau dos Ferros,
também ocorrerá a eleição de delegados que defenderão suas
propostas no CEP. Por fim, as propostas definidas durante o 10º CEP
serão encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP)
que será realizado em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro de 2019,
logo após a 76ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea).
Pau
dos Ferros sediará o último Encontro Microrregional, que já
ocorreu em Mossoró, Assú e Caicó ao longo dos meses de maio e
junho. “O evento é gratuito e a presença da sociedade é
imprescindível para que haja representatividade regional do RN no
espaço nacional”, comentou o coordenador do 10º CEP, Márcio Sá.
A
presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, explica que o evento é uma
forma de os profissionais das áreas de engenharia, agronomia e das
geociências proporem alteração no Sistema. “Esse é um espaço
que visa à participação dos profissionais e a integração com a
sociedade e entidades governamentais. Por isso, convido os
profissionais, sociedade pauferrense e municípios vizinhos para
participarem do encontro microrregional e contribuírem para o
desenvolvimento nacional”, disse Ana Adalgisa.
4º Encontro Microrregional em Pau dos Ferros
Dias: 11 (19h) e 12 de julho (8h30)
Local: Inspetoria Regional de Pau dos Ferros
Endereço: rua Napoleão Diógenes, nº 333 - São Judas Tadeu
Inscrições:
http://bit.ly/10CEPMicrorregionalPaudosFerros
“Tivemos muitas sugestões interessantes como a institucionalização do programa Crea Júnior RN, a comunicação entre o Ministério da Educação, instituições de ensino e o Confea/Crea e a padronização da concessão de atribuições profissionais”, disse o coordenador do 10º Congresso Estadual de Profissionais, Márcio Sá.
A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, ressaltou a importância da participação dos profissionais com o intuito de mostrar a força do Sistema. “Nós somos a locomotiva do desenvolvimento do país, que é a engenharia. É através dela que a gente consegue a infraestrutura para esse crescimento”, destacou a presidente.
O professor do Departamento de Geografia do Ceres/UFRN, Iapony Rodrigues Galvão, participou pela vez do Encontro Microrregional e afirmou ter gostado da discussão. “Fiquei sabendo do evento através dos servidores da Inspetoria de Caicó e resolvi participar para ter ideia do que está sendo discutido para os profissionais das geociências. Todo ano são graduados mais de 20 profissionais que não são inseridos no mercado de trabalho precisamos aproximar esses profissionais do Conselho”, destacou.
Durante o evento, os diretores da Mútua, José Edgar Gomes e Almir Mariano, fizeram uma explanação sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais aos participantes do Encontro Microrregional.
O conselho concluirá o ciclo de quatro encontros microrregionais no município de Pau dos Ferros, nos dias 11 e 12 de julho O Congresso Estadual dos Profissionais – CEP RN, reunirá todos dos delegados aprovados nesses eventos realizados no interior do estado para aprovar as melhores sugestões para garantir a modernização do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Atualizado em 24/06/2019
27 e 28 de junho – Caicó
Local: Inspetoria Regional de Caicó
Endereço: avenida Dom Adelino Dantas, nº 119, bairro Maynard, próximo à cidade judiciária.
Inscrições: http://bit.ly/10CEPMicrorregionalCaicoAtualizado em 21/06/2019
Evento reúne em Caicó profissionais da Engenharia, Agronomia e
Geociências da região Seridó
SERVIÇO:
ABERTURA:
SEGUNDA: 27/06
19h - INSPETORIA REGIONAL DE CAICÓ
TERÇA:
28/06
8h30 ÀS 18h – INSPETORIA REGIONAL DE CAICÓ
Atualizado em 06/06/2019
O 2º Encontro Microrregional de Profissionais, realizado na Inspetoria Regional de Assú (RN), nos dias 3 e 4 de junho, reuniu os profissionais da engenharia, agronomia e geociências da região que apresentaram e aprovaram propostas com o intuito de aprimorar o Sistema Confea, Crea e Mútua. A ideia é que essas propostas possam contribuir para o desenvolvimento nacional, promovendo a integração entre a sociedade e entidades governamentais.
Na solenidade de abertura, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, falou sobre a importância desses encontros para promover a integração dos profissionais. “Precisamos ouvi-los para que possamos criar sugestões de como modernizar o Sistema, sempre pensando nas atribuições que os profissionais devem ter. Temos uma gama muito grande de profissões no Sistema e devemos discutir sobre o que é preciso fazer para aprimorar a legislação e os procedimentos adotados pelos regionais”, afirma a presidente.
O coordenador do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontecerá em Natal no mês de julho, o engenheiro Márcio Sá, lembrou aos presentes que Assú é o segundo de quatro municípios a receber o evento. “É uma oportunidade para aprimorar a realidade que a gente vive hoje, por isso é importante a participação de todos e que cada um faça a sua parte para o crescimento das áreas abrangidas pelo Sistema”, disse.
10º CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS (CEP RN)
As propostas definidas durante o 2º Encontro Microrregional em Assú serão encaminhadas para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) que será realizado em Natal, nos dias 25 e 26 de julho. O tema do Congresso este ano é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, subdividido em cinco eixos: Inovações Tecnológicas, Recursos Naturais, Infraestrutura, Atuação Profissional e Atuação das Empresas de Engenharia.
Caicó e Pau dos Ferros serão os próximos municípios a receber os Encontros Microrregionais, nos dias 27 e 28 de junho, e 11 e 12 de julho, respectivamente. Mossoró foi a primeira cidade a realizar o Encontro de Profissionais.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN realizou I Encontro Microrregional em Mossoró, nesta quinta-feira (30), no auditório do Sebrae, no centro da cidade. O evento contou com a participação da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, do coordenador do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), Márcio Sá, e da secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Pinto, além de conselheiros, estudantes, servidores do Conselho e profissionais do Sistema Confea, Crea e Mútua.
Os profissionais avaliaram, debateram e definiram estratégias, por meio de propostas para aprimorar os normativos que regulamentam o exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea, Crea e Mútua.
A presidente Ana Adalgisa ressaltou a importância dos profissionais participarem desses encontros que antecedem o 10° Congresso Estadual dos Profissionais. “Esse é um momento ímpar que o Sistema oferece a oportunidade de promovermos mudança na legislação e nos procedimentos adotados pelos regionais”, destacou a presidente.
O coordenador do 10º CEP, Márcio Sá, salientou a necessidade de os profissionais das demais regiões do estado comparecerem nos próximos Encontros Microrregionais. “Nos próximos eventos esperamos contar com a participação dos profissionais de Assú, Caicó, Pau dos Ferros e Natal, enfim de todo o RN, para que possamos representar o estado com propostas que possam ser efetivadas”, declarou. Após abertura do evento, o coordenador Márcio Sá fez explanação sobre os cinco eixos temáticos do Congresso: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.
O I Encontro Microrregional contou também com uma palestra sobre automação, para abordar o eixo temático inovações tecnológicas, ministrada pelo engenheiro Lucas Campolina. No período da tarde houve a votação das propostas e eleição dos delegados que irão participar do 10º Congresso Estadual de Profissionais que será realizado em Natal, nos dias 25 e 26 de julho.
Atualizado em 14/05/2019
a) Inovações Tecnológicas
Inovações tecnológicas e o processo de desenvolvimento econômico.
b) Recursos Naturais
Gestão de Recursos Naturais (Grn) e Conflitos.
Gestão sustentável de recursos naturais: interesses privados e públicos.
c) Infraestrutura
CNI 2016 – O financiamento do investimento em infraestrutura no Brasil.
Logística brasileira nas operações de comércio exterior.
Quanto precisamos investir até 2038?
d) Atuação Profissional
Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de EAD.
O desafio da educação a distância no Brasil.
e) Atuação das empresas de Engenharia.
Gerenciamento de obras públicas e as políticas de infraestrutura do Brasil contemporâneo.
Impacto econômico e social da paralisação das obras públicas.
Atualizado em 10/05/2019
O que é o Congresso Nacional de Profissionais?
Organizado pelo Confea a cada três anos, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum apoiado pelos Creas e entidades de classe com o propósito de debater e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, por meio de propostas nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.
A interação dos profissionais é muito importante, especialmente durante os Encontros Microrregionais que serão realizados na primeira etapa, pois é uma forma de discutir, avaliar e apontar melhorias para as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.
Encontros Microrregionais
Eventos locais, realizados de 29 de maio a 26 de julho, que antecedem o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar à Comissão Organizadora Regional proposições que favoreçam à discussão.
Nos Encontros, as proposições são sistematizadas e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o calendário estabelecido:
29 e 30 de maio – Mossoró – Auditório do Sebrae - Inscrições >> http://bit.ly/CEPMossoró
03 e 04 de junho – Assú – Inspetoria Regional de Assú - Inscrições
27 e 28 de junho – Caicó
Local: Inspetoria Regional de Caicó
Endereço: avenida Dom Adelino Dantas, nº 119, bairro Maynard, próximo à cidade judiciária.
Inscrições:
http://bit.ly/10CEPMicrorregionalCaico
11 e 12 de junho – Pau dos Ferros – local a definir
Nestas reuniões também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Inspetoria na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nos Encontros Microrregionais, que estejam em dia com a anuidade 2018 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.
Congresso Estadual de Profissionais (CEP)
O 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) será nos dias 25 e 26 de julho de 2019, no auditório do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Nessa etapa ocorre a apresentação das propostas previamente analisadas nos Encontros Microrregionais. Após essa fase, as propostas aprovadas no CEP serão encaminhadas para a última etapa: o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
Tema Central e Eixos
Este ano o Congresso terá como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. A discussão deve ser norteada pelos cinco eixos definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 10º congresso Nacional de Profissionais.
I. Inovações Tecnológicas - Inovações tecnológicas no processo
de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
II. Recursos Naturais - O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e
aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
III. Infraestrutura - A governança da política de infraestrutura brasileira sob
a ótica da Engenharia;
IV. Atuação Profissional - Os rumos da formação profissional da Engenharia e
Agronomia brasileiras;
V. Atuação das empresas de Engenharia - Governança das empresas de Engenharia e
obras públicas.
Congresso Nacional de Profissionais (CNP)
Essa é a última etapa, onde serão reunidas todas as propostas dos Estados e Distrito Federal, submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 10º CNP será realizado em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional (CON) do Confea.
Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais - RN
Titulares
Engenheiro de Produção Márcio José Sá Dantas Luz (coordenador)
Engenheiro Civil João Luciano Dantas de Faria
Engenheiro Civil e Eng. Seg. Trab. Alessandro Ricard Costa de Araújo Câmara
Engenheiro Florestal Alan Cauê de Holanda
Suplentes
Engenheiro Químico Francisco Wendell Bezerra Lopes
Engenheiro Eletricista Francisco Wenzel de Sousa
Engenheiro de Computação e Eng. Seg. Trab. Abias Vale de Melo
Atualizado em 15/04/2019
Definidas datas dos Encontros Microrregionais do CEP-RN
A Comissão Organizadora Regional do 10º Congresso Estadual de Profissionais do RN (CEP/RN) reuniu os coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-RN para definir as datas e locais dos microrregionais, encontros que antecedem a realização do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado a cada três anos pelo Confea, com apoio dos Creas e entidades nacionais.
Este ano o tema central do evento será “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, dividido em cinco eixos: a) Inovações tecnológicas; b) Recursos Naturais; c) Infraestrutura; d) Atuação profissional; e) Atuação das empresas de engenharia.
A programação dos microrregionais foi definida durante reunião com os coordenadores das Câmaras Especializadas. Cada encontro será realizado em dois dias em quatro municípios onde há Inspetorias Regionais. A agenda do evento ficou definida da seguinte forma: Mossoró (29 e 30 de maio), Assú (03 e 04 de junho), Caicó (27 e 28 de junho), Pau dos Ferros (11 e 12 de julho) e Natal (25 e 26 de julho).
CNP
O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea que tem como objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Eventos Microrregionais
São encontros que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais e têm o intuito de apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão e que podem ser encaminhadas à etapa seguinte.