Os desafios enfrentados e os avanços conquistados, nos últimos anos, posicionaram o Crea-RN em um lugar de referência quando o assunto é Engenharia, Agronomia e Geociências. E para impulsionar, ainda mais, esse protagonismo, temos trabalhado com afinco na intenção de mostrar aos nossos profissionais e estudantes que a retomada do crescimento da área tecnológica é latente e, a qualquer momento, vai surgir como já presenciamos em tantas outras ocasiões.
E foi pensando em prepará-los para a retomada desse desenvolvimento econômico que criamos, em 2019, o projeto Capacita Crea-RN com o intuito de oferecer palestras gratuitas sobre variados temas. O sucesso do projeto nos fez lançar, no segundo semestre, o Capacita Crea-RN Cursos, em parceria com a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais e, dessa forma, conseguimos levar ao interior do estado cursos de extensão e todos têm sido um sucesso. E nosso objetivo é ampliar e interiorizar as ações do Crea-RN ainda mais em 2020.
Essa integração do Conselho não tem sido ressaltada somente entre os profissionais e classe acadêmica, mas com órgãos públicos como TCE, CGU, Jucern, Cosern e Igarn alguns dos quais firmamos convênios de cooperação mútua para facilitar o trabalho das instituições e o nosso no intuito de fiscalizar. Com o Corpo de Bombeiros e Semurb intensificamos nossas ações de FPI em shoppings centers, barragens, estádios de futebol e Carnatal.
Em 2020 fortaleceremos ainda mais a área de fiscalização com investimento em tecnologia de modo a facilitar a atuação dos nossos fiscais. Profissionais que atuam no combate ao exercício ilegal da profissão. De janeiro a novembro de 2019 eles realizaram 5.344 visitas, elaboraram 3.834 autos de infração, através dos quais foram registradas 1.144 ART’s, após a fiscalização, e atenderam a 863 denúncias e diligências.
Outro destaque de 2019 foi a reformulação da estrutura organizacional analisada dentro do planejamento estratégico pensado para o Conselho 2019/2023. E é pensando no futuro que temos nos aproximado e unido forças às instituições de ensino, pois lá estão os estudantes de hoje, futuros profissionais de amanhã. O programa Crea Jr no RN conta com 1.500 jovens em seu cadastro. Esse público tem participado constantemente dos nossos eventos, seja no Conselho ou nas instituições de ensino da capital ou do interior do estado.
A busca pela valorização profissional foi uma luta nossa no ano que passou e que continuará em 2020, especialmente no combate a concursos públicos que publicam editais com salários abaixo do piso. Se não conseguirmos resolver somente com ações do Conselho, vamos pedir ajuda a classe política na defesa dos interesses dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Mas queremos que acreditem: o Crea-RN é um parceiro de vocês. Contem conosco!
Ana Adalgisa Dias Paulino
Presidente do Crea-RN
Crea de Todos
Avançar com união e responsabilidade. Assumimos a presidência do Crea no Rio Grande do Norte em primeiro de janeiro de 2018 com o propósito de promover a união de todos os profissionais do Sistema em torno de um Crea forte, participativo e presente no dia a dia da sociedade potiguar.
Queremos que nossa Instituição tenha uma participação efetiva nos temas que envolvam as engenharias em Natal e no Rio Grande do Norte. Para isso, iremos fortalecer as entidades de classe e sindicatos, através da criação de um Fórum de Entidades Profissionais do Sistema, objetivando a discussão de todos os assuntos levantados pela sociedade, a promoção de eventos de qualificação e o aperfeiçoamento profissional, sem esquecer a valorização e sustentabilidade dessas entidades.
Internamente, já trabalhamos para implantar um Planejamento Estratégico com a participação coletiva dos servidores para alcançarmos uma gestão moderna que ofereça ferramentas de aproximação do Crea com os profissionais. Hoje o Crea-RN já faz parte do Sitac, o Sistema de Informações Técnicas, que facilita nossa comunicação e ao mesmo tempo integra a maioria dos Conselhos do país. Queremos mais. Vamos lutar para implantar o “Crea na palma da mão”, tanto para os servidores, quanto para os profissionais. Através de um aplicativo queremos facilitar a comunicação com os profissionais de engenharia e a sociedade como um todo, abrindo espaço para denuncias sobre o exercício ilegal da profissão e a solicitação de serviços.
Por falar em comunicação, o Crea-RN caminha para estreitar ainda mais o relacionamento com o público interno e externo. Além das publicações e periódicos já utilizados, iremos investir no uso das redes sociais informar e interagir com a sociedade.
Com relação a infraestrutura, iremos concluir o anexo da sede em Natal e concluir as obras das sedes das inspetorias de Caicó e Currais Novos. Em todas as seis inspetorias do Crea no RN, localizadas nos municípios de Assu, Currais Novos, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, iremos fortalecer o relacionamento com os servidores oferecendo qualificação e ao mesmo tempo fomentando ações nas áreas de fiscalização e exercício regular profissão.
Uma palavra para o estudante e o jovem profissional. Nossa gestão irá abrir uma porta para divulgar a Instituição com a implantação do Crea-RN Itinerante, programa que percorrerá as universidades mobilizando estudantes e professores para a participação nas instituições do Sistema Confea.
Iremos promover eventos de capacitação para o Jovem Engenheiro, além de criar um Portal do Emprego, através do qual será possível intermediar a colocação profissional e divulgar a oferta de vagas de trabalho.
Por fim, convido os profissionais do Sistema, técnicos e servidores a fazerem do Crea-RN cada vez mais a Casa da Engenharia, da Tecnologia, e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Ana Adalgisa Dias Paulino
Presidente
Editorial Revista do Crea-RN (2015 – nº 1)
Data da última modificação deste conteúdo: 05/05/2021 16:34:41
Data de criação desta página: 09/02/2021 12:50:00