Durante os dias 3 e 6 de setembro, os servidores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) participaram de uma capacitação em licitações e contratos. O treinamento, realizado na sede administrativa do Conselho, teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores sobre as legislações vigentes e as melhores práticas no âmbito das licitações e contratos administrativos.
A ação faz parte da agenda anual de treinamentos do Crea-RN, que reúne todos os servidores, especialmente os fiscais de contrato da instituição, para atualizá-los sobre as normas de fiscalização dos contratos e em relação ao que vai ser cobrado pela Lei de Licitação 14.133/2021.
O evento teve início com a 3ª Reunião dos Fornecedores, que visa aproximar o Conselho de seus fornecedores, mantendo uma boa relação contratual. Nos dias seguintes, foram ministrados cursos para os servidores, pela especialista em Direito Administrativo e Municipal, Nádia Dall Agnol, e pela especialista em Direito Público, Viviane Maffissoni, que abordaram temas como a Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas, além de questões práticas e casos reais enfrentados no dia a dia do serviço público.
Durante os três dias de treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os procedimentos legais, aumentando a eficiência e a transparência nos processos internos do Conselho.
De acordo com o Presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, a capacitação é parte de uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional dos servidores. “Nosso intuito com este treinamento foi qualificar nossos fiscais com, para que se sintam seguros na tomada de decisão e estejam sempre preparados para desempenhar suas funções com excelência”, disse.
A convite do Crea-RN, o evento também recebeu representantes do Crea-PB, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau/RN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN), que, juntamente aos servidores do Conselho, participaram da imersão.
A superintendente do Crea-RN, Élida Fernandes, explicou o objetivo da iniciativa. “Um dos papéis do Crea-RN é a proteção da sociedade e temos vários termos de cooperação com órgãos que são importantes nessa defesa. Um dos objetivos desses acordos é estreitar os laços, para que os profissionais de instituições parceiras tenham a mesma condição de informação que nós. Então, sempre fazemos esse intercâmbio quando temos algum curso ou treinamento importante. Convidamos os nossos parceiros, da mesma forma que somos convidados por outros órgãos” explicou.
A presidente do Cau/RN, Patrícia Luz Leia, esteve presente no treinamento e destacou a importância da união entre os órgãos. “Esse momento em que o CREA nos convida para participarmos juntos de um treinamento específico sobre licitações de contrato, é de suma importância, porque nós temos um bem comum, que são os nossos conselhos profissionais. Então, a forma de atuação da nossa fiscalização, através dessa lei, é um mundo novo e que a gente precisa estar participando desses momentos, e essa interação é muito boa e a gente pode compartilhar boas práticas, boas ações, e fazer com que essas instituições possam crescer”, declarou.