Seminário discute novas normas para instalação de gás

Compartilhe

Por CREA-RN em 30/01/2019 às 09:26

Capacitar profissionais que trabalham na montagem e fiscalização de equipamentos de gás. Este foi o principal objetivo do Seminário de Instalações de Gás – GLP e GN, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), nesta sexta-feira (26), em Natal.

Com o tema “Normas para Projetos e Instalações”, a ideia do evento, segundo o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, José Estanislau Moreira Júnior, “era alinhar ações do Corpo de Bombeiros com as instaladoras de gás”.

O palestrante Rodrigo Neves, engenheiro de produção da Copagaz, abordou diversos assuntos no seminário como: normas e regulamentações de centrais GLP, estações de GN, inspeções pela Norma Regulamentadora nº 13, instalações irregulares propriedades básicas do GN e GLP, além da parte de fiscalização e vistoria.

A engenheira civil Maeli Bezerra disse trabalhar com construção e utiliza as normas para compatibilizar projetos. “Terceirizo o projeto e a execução, mas tenho que fiscalizar ambos, então tenho que estar sempre informada para cobrar dos contratados. O seminário foi muito útil, porque tirei dúvidas e aprendi novidades sobre a norma”, afirmou.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Gleidson, atua no Serviço de Atividades Técnicas (SAT) do órgão. “Pudemos ver alguns pontos que foram atualizados nas normas, houve uma interação com outros profissionais que estavam presentes e compartilharam suas dificuldades”, disse informando que uma equipe do município de Mossoró que atua na vistoria de instalações de gás veio para Natal se capacitar no seminário promovido pelo Crea-RN.