Representantes do Crea-RN participam de Seminário no TCE

Por CREA-RN em 09/08/2017 às 06:07

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) participaram do Seminário Integrado de Controle Externo sobre obras paralisadas ou inacabadas no Rio Grande do Norte. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quarta-feira (19), o evento teve como principal objetivo buscar alternativas integradas para solucionar o problema.

Um levantamento realizado pelo TCE entre 2015 e 2017 identificou 313 construções paralisadas no RN. Desse total, somente 178 obras foram visitadas. Ou seja, 57%. O restante das obras foram analisadas através das informações prestadas pelos municípios. O diagnóstico foi apresentado pelo inspetor de controle externo do TCE/RN, José Monteiro Carvalho Filho. Segundo o levantamento, 40,6% das obras foram paralisadas devido à suspensão do repasse do Governo Federal e 15% tiveram como motivo da paralisação, o abandono da obra pela empresa por dificuldades técnicas ou financeiras.

Durante a abertura do evento, o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, parabenizou à equipe pela iniciativa que mapeou pela primeira vez as obras paralisadas/inacabadas no RN. “A ideia é que no final seja elaborado um documento com encaminhamentos, apontando o que é de responsabilidade de cada um e as ações que serão executadas para resolver este problema que prejudica a população, os gestores públicos e as empresas”, ressaltou o presidente do TCE.

O engenheiro civil e conselheiro José D’arimatéa Fernandes, representante do Crea-RN no seminário, comentou durante o evento que “o levantamento do TCE foi uma atitude louvável”, disse. E acrescentou: “O Crea-RN está presente nos 167 municípios do RN para orientar qualquer serviço ou obra de engenharia que venha ser feito e corroborar com os órgãos, pois alguns pareceres não são baseados na engenharia”.

Além do conselheiro José D’arimatéa Fernandes, participaram do evento pelo Crea-RN o superintendente de Administração Financeira, Claudionaldo Soares da Câmara, o gerente Operacional, Luiz Carlos Madruga, controlador Isaltino Guedes e os engenheiros civis – conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, José Sande Germano Martins e Luciano Cavalcanti Xavier.