Presidentes dos CREAs do Nordeste assinam Acordo de Cooperação Técnica com o Serpro para a criação de ferramentas tecnológicas

Na 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste que aconteceu na última sexta-feira (20), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN, em Natal, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre os Creas e o Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados para a criação de ferramentas tecnológicas. O documento foi assinado pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia presentes ao encontro regional.

Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, Gerente de Inovação do Serpro, acompanhado do analista técnico, Reinaldo Melo Soares, fez uma apresentação sobre a importância de inovar e avançar no cenário tecnológico atual e apresentou os principais produtos/ferramentas que já estão sendo criados em parceria, inicialmente com o Crea-RN, e que agora passarão a ser trabalhados com os demais Creas do Nordeste. “A cooperação técnica é determinante para  que os seus integrantes identifiquem as oportunidades de inovação e as coloquem em prática para que toda a comunidade profissional possa usufruir de inovações que entregam alto valor que vão desde a identificação desses profissionais através da plataforma Proid – Carteira Digital até o advento de certificação digital para assinatura de atestado de regularidade técnica, entre outros documentos”, disse o gerente.

“O Crea-RN já solicitou três produtos que irão garantir a segurança, transparência e tecnologia aos nossos usuários”, disse a presidente do Crea-RN e coordenadora do Fórum, a engenheira civil Ana Adalgisa Dias Paulino. “Queremos lançar a carteira e a certificação digital e treinar os nossos servidores para a consolidação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados”, adiantou. O controlador do Crea-RN, Claudionaldo Câmara, que irá coordenar esses projetos no âmbito local, falou da importância de avançamos nesse quesito e da união de todos os Creas do Nordeste para a concretização desses projetos. “São ferramentas que gerarão melhoria na relação e na prestação de serviços dos Creas aos profissionais e empresas registrados nos Creas do Nordeste”, afirmou.

A previsão é que a implantação aconteça no Rio Grande do Norte ainda neste segundo semestre de 2021.