Presidente e vice do Crea-RN participam do 4º Colégio de Presidentes, no Maranhão

A presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa Dias Paulino, marcou presença no 4º CP-Maranhão, juntamente ao vice-presidente, engº eletricista Roberto Wagner Costa. A quarta Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes teve início na última quarta-feira (03) e encerrará amanhã, sexta-feira (05).

A tecnologia em foco. Uma das inovações das Eleições 2022 é a ampliação do rol de entidades habilitadas a participar como fiscalizadoras do processo eleitoral. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi o único Conselho profissional convidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fiscalizar e auditar todas as etapas do pleito. O assunto foi um dos itens destacados nesta quarta-feira (3) pelo presidente em exercício do Confea, engenheiro civ. João Carlos Pimenta, na abertura da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes que acontece até sexta-feira (5) em São Luis, no Maranhão.

“Esta decisão demonstra o reflexo da importância do Confea e as funções de fiscalização atribuídas a ele comprovam sua credibilidade e sua relevância”, afirma a presidente Ana Adalgisa.

De acordo com presidente em exercício do Confea, engenheiro civ. João Carlos Pimenta, o Confea terá uma participação técnica em todo o processo que consiste em acompanhar e fiscalizar as etapas de desenvolvimento, aperfeiçoamento e implementação de programas de computador que compõem o sistema de captação, processamento e totalização dos votos das eleitoras e dos eleitores brasileiros.

No segundo dia da 4ª Reunião do CP, também foram aprovadas outras propostas a respeito da Lei de Licitações, da elaboração de uma Carta para o Desenvolvimento Nacional, por meio da Engenharia, Agronomia e Geociências a ser entregue aos candidatos a presidente, governador e senador e uma ação legislativa com o objetivo de coibir a utilização da denominação Engenharia Social vinculada ao contexto cibernético. “O Crea-RN também está elaborando uma Agenda de Desenvolvimento para o RN. A previsão é que os candidatos ao Governo e ao Senado recebam as propostas em setembro, antes das eleições”, disse Wagner.