Presidente do Crea-RN participa do lançamento do Programa Mulher

Por CREA-RN em 17/10/2019 às 04:39

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, participou de um momento histórico para o Sistema Confea/Crea: o lançamento do Programa Mulher. A ferramenta, resultado do trabalho iniciado há um ano, busca fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais. O programa foi lançado, nesta quarta-feira (19), durante a programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que está sendo realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO).

Para a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, o Confea abre um espaço importante para discussões e, principalmente para ações mais concretas em relação à valorização da mulher dentro e fora do sistema profissional. “Os espaços existem e a mulher não tem que ter medo de ocupá-los”, afirma. No Rio Grande do Norte Ana Adalgisa já é a terceira mulher a ocupar a presidência do Crea-RN.

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, falou sobre a importância do Programa e as expectativas diante do novo projeto que se consolida. “Ao longo dos anos, o Confea trabalhou com o tema Mulher, mas era preciso fazer mais. Era preciso avançar nas discussões e, principalmente, avançar em ações concretas. A partir desta necessidade começou a nascer a concepção do Programa Mulher com o objetivo de trazer para o Sistema algo concreto, amplo e permanente”, disse enfatizando que o programa vai além das atividades internas do Sistema e que as ações não podem e não devem ser limitadas ao mercado de trabalho e salário.

A presidente do Crea-AC, Carminda Pinheiro, diz que “quando falamos em direitos e segurança da mulher, ainda há muito a ser conquistado. Entretanto, o empoderamento das mulheres vem promovendo uma importantíssima e progressiva mudança de mentalidade na sociedade de modo geral. É salutar e memorável que o Sistema Confea esteja alinhado a essas mudanças. Que o Programa alcance seus objetivos e que tenha o apoio de todos os Conselhos”, afirmou.

A vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Lídia Santiago, comentou: “a atual gestão do Confea marca um momento importante na luta das mulheres e no processo de concretização da igualdade de gênero. É com grande alegria que participo do lançamento do Programa Mulher, uma ação concreta que abre um importante espaço para discussões sobre o empoderamento feminino”.

Giucélia Figueiredo, diretora executiva da Mútua, disse que o Programa Mulher abre um importante diálogo interno e externo sobre o empoderamento feminino, que até então era marcado por discussões equivocadas. ‘É fundamental que todos os atores sociais se apropriem deste Programa, o qual traz como um dos principais focos de ação o combate à violência, o assédio sexual, o feminicídio. É uma luta de todos em prol de uma sociedade onde todos tenham oportunidade e direitos iguais. Que possamos fazer deste programa uma grande ferramenta onde o Sistema tenha compreensão do que é sustentabilidade e que tenha como parâmetro o respeito às diferenças”, enfatiza Giucélia.