Presidente do Crea-RN participa da 3ª Reunião Ordinária dos Colégios de Presidentes em Aracaju (SE)

Por CREA-RN em 11/09/2019 às 06:46

Na 3ª reunião do Colégio de Presidentes dos Creas que acontece em Aracaju (SE) os líderes estão debatendo 30 pontos importantes para aprimorar o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Durante o evento, coordenado pelo presidente do Crea-PB, Antônio Aragão, será elaborado um manual sobre a prática da Resolução 1073/2016 – que regulamenta a atribuição de títulos atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea.

A presidente do Crea-RN, a engenheira Ana Adalgisa Dias Paulino, aproveitou o encontro para relatar sobre a atuação da Frente Parlamentar da Engenharia no Estado do Rio Grande do Norte, presidida pelo deputado estadual Allyson Bezerra. O parlamentar está em contato com a Frente Parlamentar Nacional para discutir uma agenda comum para a engenharia, agronomia e geociências. Entre os pontos destacados estão a criminalização do exercício ilegal da profissão e a carreira de estado.

Adalgisa Dias também apresentou a proposta para o Confea viabilizar a ida de representante do Crea Júnior, de cada estado, para participar da 76ª SOEA, marcado para setembro em Palmas-TO. Vice-presidente Crea-RN Vilmar Pereira Segundo: “A participação do CREA Jr na SOEA é indispensável. Quanto maior a participação dos futuros engenheiros, mais engenheiros engajados no futuro teremos”, reforçou o vice-presidente do Crea-RN, Vilmar Segundo. A proposta que  foi aprovada por unanimidade , segue para avaliação e votação pelos conselheiros federais do Confea.

Também estão acompanhando o evento, o vice-presidente Vilmar Segundo, o Conselheiro Federal e coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, Modesto Santos, diretor institucional Júlio Pontes, controlador Claudionaldo Câmara e a gerente de comunicação e eventos Anelly Medeiros.

Na manhã desta quinta-feira (13), os participantes do CP acompanharam a apresentação de palestra do presidente do Confea, Joel Kruguer, na Assembleia Legislativa de Sergipe, sobre “A importância da Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento do Brasil”. O presidente Joel mostrou aos deputados como funciona e como os profissionais do Sistema podem colaborar com o crescimento do país. “Tudo gira nas mãos da engenharia, agronomia e geociência. Estamos à disposição do país para ajudar no desenvolvimento nacional”, disse.

Para o dia 14, está confirmada a participação de Mário Willim Esper, presidente eleito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que falará sobre a parceria mantida com o Confea.