Plenária 669: na defesa da prerrogativa e liberdade profissional

Compartilhe

Por CREA-RN em 14/06/2018 às 01:27

A reunião plenária do mês de abril foi marcada pela defesa das prerrogativas e liberdade profissional. A presidente Ana Adalgisa Dias Paulino aproveitou o encontro para convocar todos os conselheiros e coordenadores de câmaras a lutar pela aprovação do Projeto de Lei 9818/2018, em tramitação na Câmara dos Deputados, que defende a atuação dos profissionais do sistema. “Temos que lutar contra nosso inimigo comum e defender a liberdade profissional. Se não nos unirmos seremos vencidos”, disse a presidente.
Ana Adalgisa anunciou que já propôs a todos os presidentes de CREAS uma mobilização junto as bancadas para aprovar o PL 9818. “Aqui no Rio Grande do Norte já solicitamos uma audiência com o deputado federal Rafael Motta para solicitarmos o apoio. O deputado faz parte da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia na Câmara dos Deputados.

VEJA OUTROS ASSUNTOS DA PLENÁRIA

> CÂMARA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
O coordenador Pedro Rosas destacou a participação do Crea-RN nas comemorações do Abril Verde e pediu para que as ações continuem durante todo o ano. “Precisamos levantar essa bandeira para fazermos a diferença”, declarou.

> CÂMARA DE ENGENHARIA CIVIL
O coordenador Jorian Moraes trouxe detalhes da reunião nacional da Câmara de Civil, realizada no Acre, no período de 16 a 18 de abril. O coordenador chamou atenção para mudanças que o CAU vêm adotando e que atingem diretamente as atribuições do engenheiro. Jorian informou que ficou com a coordenação de um dos grupos de trabalho que irá discutir o assunto no próximo encontro marcado para Recife.

> CÂMARA DE AGRONOMIA
Depois de destacar a importância do bioma Caatinga, o engenheiro Manoel Neto, coordenador da Câmara, confirmou participação na reunião nacional e no seminário que será promovido pela UFRN no próximo dia 17 de maio. Ele registrou ainda a não aplicação de multas por parte do Crea nos casos de reincidência.

> DIRETORIA FINANCEIRA
O diretor Estanislau Moreira pediu aos coordenadores de câmaras que definam o calendário de participação dos membros dos eventos nacionais para que o Crea-RN possa solicitar a emissão de passagens com antecedência o que resultará em economia para a instituição.

> MÚTUA
O diretor financeiro da Mútua, Edgar Gomes, apresentou os números da Caixa de Assistência e explicou os motivos da suspensão das concessões de benefícios por um período de 15 dias. Segundo ele, a retomada acontecerá a partir do dia 2 de maio e se deu em função da procura e da queda de receita que chegou a 15%.

> FISCALIZAÇÃO
O gerente de fiscalização, José Marcelino, apresentou os números do setor mostrando que no último mês foram realizadas 453 vistas e 330 autuações. A fiscalização também promoveu cursos de capacitação e visitas às áreas de mineração e eólica.

>MUDANÇA NA ASSESSORIA TÉCNICA
A assessora técnica Mônica Gleibe passa a auxiliar a Câmara Especializada de Segurança no trabalho. A mudança foi feita por uma questão de logística. O então assessor, Renan Freire de Oliveira, está lotado em Mossoró, o que dificultava o deslocamento.

> FINANCEIRO
O coordenador de Tomada de Contas, Alessandro Ricard e o gerente Financeiro e Contábil Sales Luiz Pereira, apresentaram o relatório de receita e despesa referente ao mês de março que foi aprovado à unanimidade.