Novembro Azul: mês de conscientização contra o câncer de próstata

Compartilhe

Por CREA-RN em 07/12/2017 às 05:28

Novembro chegou e com ele a campanha contra o câncer de próstata, Novembro Azul. O movimento visa alertar o público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) aderiu à campanha com o objetivo de conscientizar os homens que somente a ida periódica ao médico e exames preventivos podem ajudar no diagnóstico precoce da doença.

Assim como ocorreu durante o Outubro Rosa, o Crea-RN promove a campanha para contribuir com a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, um dos grupos de voluntariado da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, que diariamente serve lanche aos pacientes que aguardam atendimento nas unidades do hospital. Os interessados em participar da campanha podem doar qualquer tipo de leite em pó (integral, instantâneo, semidesnatado e desnatado) na sede do Crea-RN, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

O superintendente de Administração Financeira do Crea-RN, Claudionaldo Soares Câmara, afirma que o objetivo do órgão é chamar atenção da sociedade para a importância de cuidar da saúde de forma preventiva. “Nossa ideia é conscientizar o público masculino sobre a importância de ir ao médico periodicamente e, assim, aumentar as chances de cura da doença com o diagnóstico precoce”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do de pele não melanoma. A expectativa é de que até o final deste ano tenham sido registrados 61.200 casos novos da doença no país. A Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer registrou, em 2016, 583 novos casos da doença. De janeiro a junho de 2017 foram contabilizados 248 novos casos, somente na Liga.