Nota de Falecimento – Engenheiro Civil Cícero Onofre

Compartilhe

Por CREA-RN em 23/05/2017 às 05:43

Com pesar, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) informa o falecimento do engenheiro civil Cícero Onofre de Andrade Neto, aos 65 anos. Natural do município de Martins (RN), Cícero era casado e tinha três filhos.

Cícero optou pelo curso de engenharia civil (UFRN), fez mestrado em Engenharia Civil com concentração em Engenharia Sanitária (UFPB) e doutorado em Recursos Naturais com concentração em Recursos Hídricos e subárea de Qualidade e Tratamento de Águas (UFCG).

O profissional se destacou no ramo da engenharia com o projeto de reúso da água, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição em que era professor titular do departamento de engenharia civil onde ministrou várias disciplinas, como: saneamento ambiental, saneamento do meio (graduação), engenharia sanitária e ambiental, além de tratamento de águas residuárias II (pós-graduação).

Devido à experiência adquirida ao longo de todos esses anos, Cícero Onofre atuou como consultor eventual para vários órgãos e instituições no âmbito nacional e internacional como: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Banco Mundial, Caixa Econômica Federal (CEF) e Petrobras.

O especialista atuou ainda como consultor para diversas empresas de água e esgotos como: Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

O professor Cícero Onofre foi representante das universidades brasileiras no Grupo Coordenador do Programa Nacional de Pesquisa em Saneamento Básico (Prosab), durante toda a existência do programa (1996-2010). Na área da Engenharia Sanitária e Ambiental publicou mais de 200 títulos, incluindo dois livros individuais e mais de 35 capítulos em outros 12 livros como autor e coautor.

O corpo do engenheiro civil Cícero Onofre de Andrade Neto será velado no cemitério Morada da Paz, nesta segunda-feira (22), a partir das 16h. O sepultamento será  amanhã (23), às 9h.