Livro conta história do Geoparque Seridó

Compartilhe

Livro conta história do Geoparque Seridó

Por CREA-RN em 27/11/2020 às 12:13 | Atualizado em 17/12/2020 às 04:40

O livro “Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar”, foi lançado da quinta (26), no Departamento de Geologia da UFRN, em Natal. A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino participou representando o presidente do Confea Joel Krüguer. Também estiveram presentes o diretor administrativo da Mútua, Almir Mariano, o presidente da Associação dos Geólogos do RN (AGERN), Orildo Lima e Silva, a vice-chefe do Departamento de Geologia, Débora Souza, os autores Matheus Lisboa e Marcos Nascimento e a coordenadora nacional do Crea Jr, Lidyane Araújo.  

A obra retrata o território compreendido pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. São apresentados 21 locais de interesse geológico, ou geossítios, que são exemplares únicos da geodiversidade da região e possuem importância ambiental, turística, econômica e cultural.

Para o presidente da AGERN, Orildo Lima e Silva, “essa obra é o sonho realizado por todas as pessoas que se dedicam a construção dessa maravilha que é o Geoparque Seridó. Essa publicação tornou-se uma realidade após patrocínio do Confea”  

Durante o lançamento, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, parabenizou os autores do livro e a Agern por ter dado a oportunidade ao Crea e ao Confea de estar presente neste projeto. “Pois uma das riquezas do RN está na geologia e vocês estão fazendo um trabalho muito grande de enriquecimento das nossas riquezas como a xelita, na área de turismo, de conhecer mais a região do Seridó”, destacou a presidente do Crea-RN

Para encerrar o evento, os autores do livro, Matheus Lisboa e Marcos Nascimento, fizeram uma apresentação do livro e comentaram sobre a importância da publicação. “Ela passa um sentimento de pertencimento da população, principalmente para quem está fora do território saber o quanto esses seis municípios têm de patrimônio geológico, biodiversidade e de patrimônio cultural de relevância internacional que merecem visitação, seja do ponto de vista de pesquisa científica, e de uso educacional ou mesmo turístico”, disse Marcos Nascimento.  

Ilustrado com fotos, o material gráfico de alta qualidade conta com o patrocínio do CONFEA, apoio da MÚTUA e é uma realização da AGERN, FEBRAGEO e FUNDUNESP. O livro pode ser adquirido na Feira dos Municípios que está sendo realizada no Centro de Convenções, em Natal, até a sexta-feira, 27 de novembro. O livro pode ser comprado também na loja virtual da Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental no endereço https://www.abge.org.br/loja, pelo valor de R$ 80. Os autores informaram ainda que toda renda adquirida com a venda do livro será revertida para ações de conservação do Geoparque Seridó.