Lideranças do Sistema visitam obra do último projeto de Oscar Niemeyer

Compartilhe

Lideranças do Sistema visitam obra do último projeto de Oscar Niemeyer

Brasília, 16 de março de 2023.

“Monumental”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao pisar pela primeira vez no canteiro da obra da Catedral Metropolitana Cristo Rei, que, projetada pelo já falecido arquiteto Oscar Niemeyer, está em construção em Belo Horizonte (MG) desde 2013. “Tive a honra de conhecer as obras da Catedral Cristo Rei, uma visita técnica verdadeiramente divina”, postou Krüger em sua conta do Instagram. Quem articulou a visita foi o presidente do Crea-MG, eng. civ. Lucio Borges. A delegação contemplou, ainda, os presidentes dos Creas de Goiás, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Pernambuco, respectivamente eng. civ. Lamartine Moreira, eng. ftal. Carlos Antonio Xavier, eng. agr. Ulisses de Oliveira Filho, eng. eletric. e de seg. trab. Luiz Antônio Cosenza e eng. civ. Adriano Antônio de Lucena.

A delegação do Sistema Confea/Crea e Mútua foi recebida pelo pró-reitor de logística e infraestrutura da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), eng. civ. Rômulo Albertini, pelo gerente de projetos, arq. Leonardo Araújo, e pelo responsável técnico da obra, eng. civ. Antônio Marcio. “Não se trata de um templo grandioso no sentido de espaço físico, mas tem uma praça imensa, serão cerca de 15 mil metros quadrados para a realização de programação ao ar livre. O complexo terá cinco museus, estúdio de TV, a ideia é que haja gente trabalhando 24 horas”, pontuou Albertini.

“Niemeyer tinha um carinho especial por este projeto. Esta obra resume 100% da carreira dele, com todas as invenções de maleabilidade do concreto, das formas. Diz-se que a Catedral será para Belo Horizonte o que o Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro”, complementou Araújo, quando apresentou detalhadamente a planta da construção. “A Catedral terá escolas de formação: em mosaico e em música. Estamos preparando um sistema de ventilação integrado com jardim de inverno, onde será permitida água de chuva”. 

Último projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Cristo Rei terá capacidade para mais de mil pessoas sentadas na parte interna. Em grandes eventos, poderá receber mais de 15 mil. Serão mais de 40 mil metros quadrados de área construída, considerando-se o templo, três andares abaixo da praça e estacionamento. O monumento tem dois pórticos – um com cem metros de altura, outro de 65 metros –, campanário com 40 metros para abrigar os sinos, além de uma cruz de 20 metros, tudo na cor branca.


Maior Pietá do mundo
Com oito metros de comprimento e toda feita de bronze – pesando cerca de duas toneladas –, a maior releitura da obra de Michelangelo do mundo está no complexo formado pelo projeto de Niemeyer. Assinada pelo artista plástico mineiro Guilherme Marques, a obra foi encomendada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo. Na escultura, a modelagem do manto de Maria faz alusão às montanhas de Minas Gerais, como se a santa vestisse o estado. A obra já foi entregue ao projeto e está disposta para visitação. 

Confira abaixo a linha do tempo da obra da Catedral Metropolitana Cristo Rei (fonte: arquidiocesebh.org.br):

Doação

A Catedral Metropolitana Cristo Rei está sendo construída a partir dos gestos de solidariedade. A partilha – não importa o tamanho – é indispensável.

Faça sua doação.

A obra precisa de cada coração solidário para amparar ainda mais os pobres.

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Almir Moura/Divisão de Relação Públicas do Crea-MG