O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) vão realizar no dia 23 de maio, com o apoio da FUNASA, SEMARH, CAERN e MÚTUA-RN, o I Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Rio Grande do Norte – SANEARN. O evento acontece no auditório da Funasa, a partir das 8h.
O objetivo do evento é divulgar o minucioso relatório do Engenheiro Civil, Henrique de Novaes, que foi publicado em 18 de maio de 1924 no Jornal “A República” e que, em 2024, completa 100 anos. O relatório trata dos estudos para o esgotamento sanitário e o abastecimento de água da cidade do Natal.
A década de 1920 evidenciou a problemática do abastecimento de água e saneamento no município, uma vez que Natal, que estava em expansão, apresentava diversos problemas na área. Nesse contexto, em 1924, o então governador José Augusto, criou a Comissão de Saneamento de Natal, para a elaboração do Plano Geral de Obras de Saneamento, sob a direção do engenheiro civil Henrique de Novaes.
Após rigorosos estudos, Novaes entregou um projeto de saneamento da cidade, tendo como principais pontos novos sistemas de abastecimento de água e de esgoto. As proposições apresentadas foram o marco deste processo, em um período crucial de debates técnicos sobre a cidade, que posteriormente foram incorporadas pelo Escritório Saturnino de Brito e outros.
O SANEARN vai contar com a participação de autoridades, além de profissionais de órgãos públicos e privados, de instituições de ensinos e demais interessados em promover o resgate desse importante relatório e a oportunidade de atualização de informações pertinentes ao saneamento ambiental.
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 às 10h30 – Eng. Henrique de Novaes e sua trajetória profissional – Palestrantes: Sérgio Bezerra Pinheiro e Ana Rachel Baracho
10h30 às 11h30 – Desafios para Universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário da cidade do Natal – Palestrante: Paulo Eduardo Cunha
11h30 às 14h – Intervalo para almoço
14h às 15h – Experiência CAERN com estruturação de projetos PPP para esgotamento – Palestrante: Roberto Sérgio Linhares
15h às 16h – Os desafios do modelo de concessão dos serviços de água e esgoto no estado do Rio de Janeiro – Palestrante: Miguel Alvarenga Fernández
16h às 17h – O Saneamento brasileiro está em liquidação? – Palestrante: Marcos Helano Fernandes
17h às 17h30 – Encerramento
Local: Auditório da Funasa (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1402, Tirol)