Gerentes da Anatel falam sobre os avanços com a chegada do 5G em Natal

Compartilhe

Gerentes da Anatel falam sobre os avanços com a chegada do 5G em Natal

O Crea-RN realizou na manhã desta sexta-feira (09), a palestra “5G: Mudanças para a sociedade e oportunidade de negócios”, com a presença do engenheiro eletricista Lívio Peixoto do Nascimento, gerente da Anatel (RN), e o engenheiro eletricista Gilberto Studart Gurgel Neto, gerente regional da Anatel (CE/RN/PI). Presentes diretoria do conselho, da Mútua RN, empresários, estudantes e profissionais das áreas da engenharia, agronomia, geociências e também tecnólogos.

Gilberto Studart, Gerente Regional da Anatel (CE/RN/PI)

Para o gerente regional da Anatel, é preciso ficarmos antenados com o que acontecerá com a chegada dessa nova tecnologia. “Como usuário eu posso dizer que a primeira mudança é agora com do 4G para o 5G. Mudou muito da primeira para quarta geração, mas não viabilizou o que vem por aí com a chegada da quinta geração do serviço móvel”, explicou o Gilberto Studart.
O que mais vai se perceber é a velocidade de entrega ao usuário final. Isso destoa ao que estamos acostumados, pois para fazer downloads fica muito mais rápido, de 20Mb para quase 1Gb por segundo.

O gerente da Anatel no Rio Grande do Norte, Lívio Peixoto do Nascimento, disse que essa novidade também irá atender as localidades rurais que enfrentam mais dificuldades hoje de comunicação e avanços. “No próximo ano já teremos 40% das localidades sendo atendidas e até 2028 estaremos atendendo 100% do território nacional”, afirmou.

Lívio Peixoto, Gerente da Anatel RN

Para a presidente do Crea-RN, a engenheira civil Ana Adalgisa Dias Paulino, essa é uma grande revolução e “nós precisamos saber aproveitar essa novidade que o 5G irá trazer. Estamos na Casa da engenharia, agronomia e das geociências para saber como isso vai impactar a nossa categoria. Na agronomia, por exemplo, a irrigação será acompanhada em tempo real com maior precisão, colaborando com o desenvolvimento do agronégócio e da pecuária”, disse a presidente

Desde a última segunda-feira (05), o sinal da internet 5G começou a ser liberado em Natal. Uma média de 15 bairros da capital potiguar receberam a quinta geração do serviço móvel, segundo as operadoras responsáveis pela distribuição.

“É importante discutirmos sobre as mudanças esperadas com a chegada das redes 5G ao mercado brasileiro e, principalmente, em nosso estado, assim como observar as oportunidades trazidas por esta tecnologia”, afirmou o vice-presidente do Crea-RN, Roberto Wagner.