Fóruns consultivos do Sistema têm lideranças definidas para 2023

Fóruns consultivos do Sistema têm lideranças definidas para 2023

Brasília, 28 de fevereiro de 2023.

Reunidos em Brasília (DF) nesta semana, os representantes dos colégios de Presidentes (CP) e de Entidades Nacionais (Cden) e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais abrem a agenda de reuniões de 2023. É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que eles elegem titulares e adjuntos e definem planos de trabalho e propostas dos fóruns para o ano.

Lideranças dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea em 2023:

Colégio de Presidentes (CP)
Coordenador: eng. agr. Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Carlos Antônio Xavier (Crea-RO)

Colégio de Entidades Nacionais (Cden)
Coordenador: eng. agr. Kleber Souza dos Santos (Confaeab)
Coordenador adjunto: eng. mec. Waldimir Teles Filho (Fenemi)

Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. seg. trab. Nelson Agostinho Burille (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. civ. Márcia Cristina Luna (Crea-RO)

Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI)
Coordenador: eng. cartog. Pedro Faggion (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agrim. Vanildo Rodrigues (Crea-SC)

Agronomia (CCEAGRO)
Coordenador: eng. agr. Orley Jayr Lopes (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agr. Carminda Pinheiro (Crea-AC)

Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. Gabriel Faria Nogueira (Crea-MG)
Coordenador adjunto: eng. civ. Saulo Christian Almeida (Crea-GO)

Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: eng. eletric. Eduardo Souto (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. eletric. Rogério Moreira (Crea-MA)

Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenador: eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho (Crea-SC)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Denise Baptista Alves (Crea-RJ)

Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. mec. Alberto Lopes Peres Júnior (Crea-PE)
Coordenador adjunto: eng. mec. Priscila Bernardi Rochenbach (Crea-MT)

Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenador: eng. quím. André Casimiro de Macedo (Crea-CE)
Coordenador adjunto: eng. quím. Rogério Gomes de Araújo (Crea-SC)

Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. civ. e seg. trab. Paulo Roberto de Oliveira (Crea-SC)
Coordenador adjunto: geol. e seg. trab. Luiz Cláudio Ribeiro da Rocha (Crea-AM)

Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM)
Coordenador: eng. minas Wenderson Laverrier Araújo Melo (Crea-PB)
Coordenador adjunto: geol. Éder Carlos Moreira (Crea-ES)

Diretrizes
As Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas têm como finalidade apoiar o processo decisório do Confea e dos Creas, por meio do alinhamento institucional de caráter técnico ou estratégico que impacta – mediante os processos de registro, fiscalização e julgamento – as modalidades profissionais. Caracterizam-se como importante instância de apoio à governança do Sistema, constituindo elo para o diálogo, a articulação e a consecução das metas e iniciativas do Plano Plurianual do Confea 2023-2024.

As coordenadorias são organizadas, acompanhadas e supervisionadas pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), atualmente composta pela conselheira federal Michele Ramos (coordenadora) e pelos conselheiros Sérgio Maurício Cardoso (adjunto) e Cândido Carnaúba. Compete à Ceep zelar pela verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais e pelo cumprimento do Código de Ética Profissional. Daí a subordinação das coordenadorias a esta comissão.

Integrantes da Comissão de Ética e Exercício Profissional

Para 2023, as coordenadorias terão a meta de cumprir diretrizes que foram amplamente discutidas em conjunto pelas gerências de Coordenação da Fiscalização e de Projeto e Gestão, ambas do Conselho Federal. Entre os temas sobre os quais os fóruns deverão se manifestar, estão os impactos do Projeto de Lei PL 1024/2020, que dispõe sobre a alteração da Lei 5194/1966; e o registro de profissionais e pessoas jurídicas. Também deverão identificar até três atividades de risco na Engenharia e Agronomia, e diagnosticar o impacto da implantação da Certidão de Acervo Técnico-Operacional. As lideranças foram orientadas pela coordenadora Michele Ramos a “elaborar as proposituras com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil”.

Durante a reunião da Ceep com os eleitos, foram escolhidos os seguintes conselheiros regionais para integrar iniciativas do Sistema:

Programa Mulher: eng. quim. Marino Greco

Conselho de Comunicação e Marketing (CCM):  eng. agr. Carminda Pinheiro (Crea-AC)

Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Consoea): eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho (Crea-SC)

Agenda
O 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua é realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), de hoje até quinta-feira (28/2 a 2/3).

Além de integrar as reuniões dos fóruns consultivos, os coordenadores das câmaras participam de treinamento específico para elaboração e instrução de documentos. A programação prevê ainda a segunda edição do Café com Política, momento em que as lideranças dialogam com parlamentares sobre projetos e legislações do Sistema que afetam a vida dos profissionais e a segurança da população. Essa agenda será no dia 1º de março.

Já nas tardes de 28 de fevereiro e 1º de março será realizado o Painel do Programa Mulher, espaço dedicado à análise da política de equidade de gênero no sistema profissional.

Acompanhe a cobertura do Encontro de Líderes no site do Confea e no canal do Conselho no Youtube (www.youtube.com/confea10), onde a #TVConfea registra os principais momentos.

Diálogo com governo marca abertura do 12º Encontro de Líderes

Julianna Curado