Fórum Nacional Eólico é realizado em Natal

Compartilhe

Por CREA-RN em 23/08/2018 às 08:51

Conselheiros, fiscais e assessor técnico do Crea-RN participam da 10ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos +10. O evento reúne, até a sexta-feira (27), na Escola de Governo, em Natal, as principais lideranças políticas e empresarias relacionadas ao setor.

Durante três dias, os participantes do fórum discutem os aspectos operacionais, regulatórios, além de desenvolvimento, pesquisa e inovação da energia elétrica gerada através da força dos ventos. O diretor de tecnologia do Cerne, Olavo Oliveira, explicou que desde o primeiro fórum o RN ganhou destaque significativo na produção desse tipo de energia. “O RN é líder na produção de eólica, pois responde por quase 30% da energia eólica produzida no país”, destacou o diretor do Cerne.

O RN conta atualmente com 138 parques eólicos com capacidade instalada de 3,7 GW, enquanto a Usina de Itaipu tem capacidade de 14 GW. Ou seja, um terço da capacidade potiguar instalada. “Temos ainda um potencial muito grande a ser explorado porque os ventos do RN são considerados um dos melhores, pois são constantes”, disse Olavo.

O engenheiro eletricista, professor e conselheiro do Crea-RN, Augusto Fialho, comentou que o fórum é um momento para os envolvidos apresentarem suas dificuldades  e mostrarem as experiências. “A realização desse evento traz discussão não só com as instituições, que têm envolvimento diretamente com o setor, mas com a sociedade. São discutidos temas relevantes e a academia participa ativamente na formação de profissionais para atender o setor a tocar os negócios”, explicou Fialho.

Como fiscal do Crea-RN, Gislene Cabral costuma fiscalizar os parques eólicos, por isso vê o fórum como uma forma de se capacitar. “É importante conhecermos esses processos para que possamos identificar todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam nos parques”, afirmou.