Conselheiros, fiscais e assessor técnico do Crea-RN participam da 10ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos +10. O evento reúne, até a sexta-feira (27), na Escola de Governo, em Natal, as principais lideranças políticas e empresarias relacionadas ao setor.
Durante três dias, os participantes do fórum discutem os aspectos operacionais, regulatórios, além de desenvolvimento, pesquisa e inovação da energia elétrica gerada através da força dos ventos. O diretor de tecnologia do Cerne, Olavo Oliveira, explicou que desde o primeiro fórum o RN ganhou destaque significativo na produção desse tipo de energia. “O RN é líder na produção de eólica, pois responde por quase 30% da energia eólica produzida no país”, destacou o diretor do Cerne.
O RN conta atualmente com 138 parques eólicos com capacidade instalada de 3,7 GW, enquanto a Usina de Itaipu tem capacidade de 14 GW. Ou seja, um terço da capacidade potiguar instalada. “Temos ainda um potencial muito grande a ser explorado porque os ventos do RN são considerados um dos melhores, pois são constantes”, disse Olavo.
O engenheiro eletricista, professor e conselheiro do Crea-RN, Augusto Fialho, comentou que o fórum é um momento para os envolvidos apresentarem suas dificuldades e mostrarem as experiências. “A realização desse evento traz discussão não só com as instituições, que têm envolvimento diretamente com o setor, mas com a sociedade. São discutidos temas relevantes e a academia participa ativamente na formação de profissionais para atender o setor a tocar os negócios”, explicou Fialho.
Como fiscal do Crea-RN, Gislene Cabral costuma fiscalizar os parques eólicos, por isso vê o fórum como uma forma de se capacitar. “É importante conhecermos esses processos para que possamos identificar todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam nos parques”, afirmou.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com eles. Ok