Fórum Mineral é realizado em Natal

Compartilhe

Fórum Mineral é realizado em Natal

Por CREA-RN em 04/12/2019 às 12:00

No dia 28 de novembro, a Escola de governo, no Centro Administrativo do Estado, recebe o FEM – Fórum Estadual Mineral. O evento é o principal encontro setorial de mineração no RN e visa resgatar o papel de destaque do estado na produção mineral nacional, reunindo agentes e discutindo pautas prioritárias na retomada do crescimento do setor. Nesta edição, o fórum terá como tema “A mineração no RN e o seu papel na interiorização do desenvolvimento econômico e social”.
O Fórum contará com a participação de empresas, entidades, órgãos públicos e representantes da sociedade civil. A abertura terá a presença da governadora Prof. Fátima Bezerra, do Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energias, Alexandre Vidigal de Oliveira, do Diretor Geral da Agência Nacional e Mineração (ANM), Victor Hugo Froner Bicca, e do diretor presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Esteves Pedro Colnago.
O FEM é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A proposta é tornar o evento presente junto à sociedade norte-rio-grandense, ampliando as discussões, viabilizando soluções e impulsionando o potencial econômico da grande diversidade de riquezas encontradas no território potiguar.
A programação tem início com uma palestra sobre o Novo Marco Regulatório da Mineração, ministrada pelo Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM) Victor Hugo Bicca, e segue com 3 painéis e 14 palestras comandadas por especialistas de renome no segmento, como Elzivir Azevedo Guerra, pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e Roger Miranda, Diretor Regional da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Entre os temas abordados nas palestras está um panorama da Mineração no RN, questões de licenciamento ambiental, o uso de geotecnologias aplicadas, a retomada da produção de Ouro no RN, os Minerais Estratégicos da Província Borborema, e a extração de Óxido de Nióbio e Tântalo a partir da Tantalita/Columbita.
Os interessados em participar do evento poderão se inscrever exclusivamente pelo site http://fem.rn.gov.br