Estádios são fiscalizados pelo Crea-RN e parceiros

Por CREA-RN em 17/02/2021 às 06:34 | Atualizado em 17/02/2021 às 06:34

O Estádio Maria Lamas Farache, popularmente conhecido como Frasqueirão, foi o primeiro a ser vistoriado pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), nesta quarta-feira (17), à tarde. Coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte, a FPI conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Semurb, Ibape e Polícia Militar.

Sobre a fiscalização nos estádios de futebol, a presidente do Crea-RN, a engenheira civil Ana Adalgisa Dias, explicou ser necessária apesar de não haver público pagante nos estádios. “O público que estará nos estádios será composto por equipes de jogadores, imprensa e organizadores. Então para que o espetáculo aconteça é necessário que essas pessoas tenham tranquilidade e a certeza que todos os equipamentos estão em segurança”, destacou.

A presidente esteve no Frasqueirão acompanhada de um grupo de conselheiros e de fiscais do Crea-RN. O grupo se dividiu e vistoriou as diversas áreas do estádio como arquibancadas, camarotes, cabines de imprensa e saída de emergência. O representante do Corpo de Bombeiros do Serviço de Análise Técnica (SAT), cabo Gênesis Trindade, informou que o CB vai vistoriar extintores, sinalização de emergência e rota de fuga.

Apesar da proximidade do início do Campeonato Estadual, o tenente-coronel Antônio Pessoa, comandante do Batalhão de Polícia de Choque, explicou que as diretorias dos estádios deveriam ter requisitado os quatro laudos de segurança até novembro de 2020. “Esses laudos eram para ser entregues à Federação (norte-rio-grandense de Futebol) e depois ao Ministério Público, mas até o momento só um estádio apresentou. Não tem como fazer o policiamento sem esses laudos”, disse o comandante.

A agenda da equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) prossegue nesta quinta-feira (18) com a visita técnica na Arena das Dunas, às 9h. Na próxima semana serão realizadas visitas em outros estádios que serão utilizados durante o Campeonato Potiguar.