Engenheiros florestais passam a ter mais representação no Sistema

Engenheiros florestais passam a ter mais representação no Sistema

Brasília, 13 de abril de 2023.

A entidade de engenheiros florestais mais antiga do Brasil volta a integrar o Sistema Confea/Crea neste ano. Fundada em 1967, a Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF) teve o registro no Crea do Paraná homologado pelo plenário do Conselho Federal, no dia 31 de março – resultado direto do trabalho da atual diretoria da instituição.

“Quando assumimos a gestão em 2021, a meta era retornar ao Sistema Confea/Crea porque entendemos a importância de ter uma entidade florestal atuante”, afirma a vice-presidente, eng. ftal. Lella Bettega, ao detalhar o propósito da instituição presidida pelo eng. ftal. Luiz Melo. “Em 2021, eram apenas 16 associados ativos e hoje são mais de 150. Isso é uma vitória muito grande! Temos a meta de incentivar os associados a retornarem cada vez mais à essa agremiação, que é um símbolo para o Paraná e para o Brasil”, comenta.

A história da APEF está ligada à origem da Engenharia Florestal no Brasil, como conta Bettega. “O curso de Engenharia Florestal foi iniciado em Minas Gerais, em 1960, e depois foi transferido para o Paraná. Após a formatura da primeira turma, os profissionais criaram a associação em 24 de outubro de 1967; data celebrada em 2022, quando a entidade completou 55 anos.”

Em sua trajetória, a APEF busca atender aos desafios impostos para unir, fortalecer e defender a classe florestal no estado do Paraná, oferecendo formas de atualização e melhoria aos profissionais. A entidade visa ser referência para a sociedade na atuação do profissional florestal e na sustentabilidade dos recursos naturais. Confira outras informações sobre a associação em www.apef-pr.org.br.

Ainda na mesma sessão plenária do Confea, realizada em março, foram homologados os registros da Associação Paulista de Tecnólogos (Atecnólogos-SP) e da Associação dos Engenheiros Mecânicos e Industriais da Paraíba (Abemec-PB).

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea