Engenharia Clínica é tema de Seminário do Crea-RN

Compartilhe

Por CREA-RN em 12/07/2018 às 12:49

Com o tema “O Papel da Engenharia nos Estabelecimentos de Saúde” foi promovido no Crea-RN o 1º Seminário de Engenharia Clínica, nesta quinta-feira (17). Profissionais participaram do evento que teve como objetivo mostrar a importância da modalidade engenharia clínica nos serviços de operação e manutenção dos equipamentos instalados nos estabelecimentos de saúde.

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, destacou na abertura do seminário a relevância dos profissionais conhecerem uma área relativamente nova, mas com grande possibilidade de expansão. “Essas são algumas das atribuições do Crea, apresentar novas oportunidades aos profissionais e garantir segurança à sociedade”, afirmou.

O engenheiro eletricista Romildo Tavares de Oliveira foi um dos profissionais que assistiu ao seminário e aprovou a iniciativa. “O seminário foi esclarecedor, pois nos fez enxergar que a contratação desse tipo de profissional é uma necessidade para que os equipamentos de saúde funcionem plenamente. Espero que os gestores dos hospitais tenham consciência que o profissional de engenharia vai proporcionar melhoria no atendimento”, disse.

A programação do seminário foi composta por três palestras: “O papel do engenheiro na gestão de equipamentos médicos em ambientes hospitalares”, ministrada pelo engenheiro clínico e mestre em Gestão de Tecnologia em Saúde, Ricardo Alcoforado; “Exemplos e análises sobre automação em processos de engenharia clínica para aumento da contabilidade e cortes de custo”, apresentada pelo especialista em engenharia de sistemas médicos, Thiago Bajur, e para encerrar foi apresentada a palestra “Fiscalização inteligente em estabelecimentos de saúde”, proferida pelo analista de fiscalização do Crea-GO, Roger Barcellos.

O gerente de fiscalização do Crea-RN, José Marcelino Júnior, ouviu atentamente a explanação do representante do Crea-GO, relativa à fiscalização nos estabelecimentos de saúde, com o intuito de buscar informações que possam ser replicadas pelos fiscais do Crea-RN.