Curso de Brigada de Incêndio é ministrado para servidores do Crea-RN

Compartilhe

Por CREA-RN em 26/12/2018 às 02:50

Os servidores do Crea-RN participaram, nesta quinta-feira (13), do Curso de Brigada de Incêndio, ministrado pelo subtenente Genival Moura, do Corpo do Bombeiros. A iniciativa do Crea-RN vai formar uma turma de brigadistas, pessoas preparadas para intervir diante de acontecimento que envolve riscos. O curso prossegue nesta sexta-feira (14) com a aula prática.

Baseado na Norma Brasileira Regulamentadora da ABNT 14276/2006, documento que estabelece os requisitos mínimos para composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, o curso abordou assuntos como prevenção de incêndio, primeiros socorros e controle de pânico para situações de emergência.

De acordo com o subtenente Moura, o campeão entre os acidentes domésticos é o curto-circuito. “Muitos acidentes podem ser evitados. Não devemos colocar sobrecarga em uma tomada. É muito perigoso”, disse. O acidente com panela de pressão é outro que ocorre com frequência. Para evitar, o subtenente Moura dá um alerta: “não deve-se ultrapassar 50% da capacidade do nível estabelecido, pois a panela não terá câmara de expansão e os materiais podem obstruir o canal da pressão”.

A servidora Terezinha Fernandes classificou o curso como “excelente”. Questionada sobre o motivo, ela respondeu: “aprendi muita coisa que não sabia, mas o que me chamou mais atenção foi a aula sobre primeiros socorros”, disse a servidora.