Crea-RN traz o tema “Segurança Psicológica no Trabalho” em evento do Abril Verde

“Segurança Psicológica no Trabalho” foi o tema da palestra realizada na sede do Crea-RN, na tarde desta segunda-feira (10), em alusão ao Abril Verde. “O período pós-pandemia traz reflexos atuais e trará reflexos futuros, não apenas de produtividade, mas também de convívio no ambiente de trabalho e na residência do trabalhador”, disse a presidentedo Conselho, Ana Adalgisa Dias, na abertura do evento. Ela reforçou a importância de se discutir assuntos como esse, principalmente no mês em que estamos discutindo mecanismos para garantir a maior segurança no trabalho.

As psicólogas Rita de Cássia Mendonça e Sarita Cesana expuseram o tema e abordaram assuntos como o conceito de segurança psicológica, a importância e os motivos para que as empresas e os líderes priorizem esse tema, tendo em vista sua relevância para que as equipes alcancem melhores resultados. “Sem segurança psicológicas no trabalho as pessoas são afetadas de várias formas principalmente na produtividade”, afirmou Rita de Cássia. De acordo com os dados apresentados, a qualidade do trabalho pode cair em até 38% quando as questões psicológicas não são levadas em consideração pelas empresas.

O procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), Luis Fabiano Pereira, falou que o Abril Verde tem objetivo de levar à sociedade a discussão acerca da necessidade de segurança no trabalho e saúde preventiva, incluindo a questão psicológica, em vista de evitar os acidentes e as doenças”, explicou.

O presidente da Aest, Leandro Cabral, ressaltou a relevância do tema, chamando atenção da sociedade potiguar. O coordenador adjunto da Câmara Especializada de Química e Segurança do Trabalho, Thiago Negreiros, afirma que “essa é uma discussão que precisamos levar para dentro das empresas, visando melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores”.

A campanha de Abril Verde trata da redução de acidentes no trabalho conforme as recomendações da Agenda 2030 da ONU (ODS 8 Trabalho Decente e ODS 3 – Saúde e Qualidade de Vida).

O evento contou também com a presença de conselheiros do Crea-RN e representantes dos órgãos que fazem parte do grupo de trabalho como TRT/RN; MPT/RN, SINDUSCON, AEST/RN, ANEST; CEREST/NATAL; E SESI.

GCE/ASCOM CREA-RN