Crea-RN recomenda interdição de passarelas e parte da cobertura do Frasqueirão

Compartilhe

Por CREA-RN em 15/03/2019 às 03:29

Membros da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-RN realizaram uma visita técnica nas passarelas metálicas localizadas nas avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira, nesta quinta-feira (27), em Natal. A recomendação dos representantes do Conselho é que os dois equipamentos sejam interditados de forma parcial e total, respectivamente.

Nas passarelas foram detectados diversos pontos comprometidos e que merecem atenção do poder público. As estruturas metálicas apresentam corrosão e falta de guarda-corpo em vários trechos. Segundo o coordenador da Câmara de Mecânica do Crea-RN, Márcio Sá, a situação da passarela das Quintas, localizada na avenida Bernardo Vieira, é mais crítica devido ao tráfego diário já que a avenida é o principal elo entre a Zona Norte e as outras áreas da cidade. “A ausência de guarda-corpo é um perigo para as pessoas que utilizam esse equipamento. Sem falar nos diversos pontos detectados com corrosão e que podem causar sérios danos à sociedade, por isso vamos recomendar a interdição dessa passarela”, argumentou.

O conselheiro Márcio Sá, explicou que existe deterioração de colunas e travessas nas conexões que sustentam a passarela da avenida Bernardo Vieira, no bairro Quintas. “É um equipamento antigo que não tem recebido a manutenção adequada. Na verdade, da forma em que se encontra, não sei se já recebeu algum tipo de restauração desde sua inauguração”, disse.

A ferrugem também está presente em diversos pontos da passarela metálica localizada na avenida Senador Salgado Filho, no bairro de Lagoa Nova. “Com relação à passarela da avenida Salgado Filho vamos sugerir a interdição parcial (próximo às escadas), com o intuito de minimizar os riscos à sociedade”, afirmou o conselheiro Márcio Sá.

No final da manhã, três membros da Câmara de Engenharia Mecânica e a equipe de fiscalização do Crea-RN estiveram no Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão) para averiguar uma denúncia em relação à cobertura do segundo módulo de cadeiras. “Devido à proximidade com o mar, o local recebe forte interferência do meio ambiente o que ocasiona os pontos de corrosão encontrados. Neste caso também vamos sugerir que seja interditada uma parte desse módulo de cadeiras para evitar algum dano por parte da cobertura”, explicou José Nunes Filho, engenheiro mecânico.

No caso do Frasqueirão, os engenheiros sugerem que todos os tirantes (barras metálicas) sejam substituídos e parte dos perfis da estrutura que sustentam a cobertura, haja vista a proximidade do Campeonato Potiguar que inicia no dia 9 de janeiro de 2019. A equipe do Crea-RN esteve também nos estádios do América Futebol Clube, em Parnamirim, e no Nazarenão, no município de Goianinha, mas não detectaram necessidade de interdição.

Após as visitas técnicas, o grupo vai elaborar um parecer sobre a atual situação dos equipamentos e entregar à presidência do Crea-RN para que seja encaminhado aos órgãos competentes como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).