CREA-RN recebe marca do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

CREA-RN recebe marca do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN) recebeu a marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), voltado aos gestores públicos de todos os poderes e de todas as esferas em todo o país. “A nossa meta sempre foi o de dar transparência a todas as nossas ações e participar desse programa significa que estamos no caminho certo”, comemora a presidente do conselho, a engª civil Ana Adalgisa Dias Paulino. Ela reforça que o conselho tem o compromisso com os instrumentos de integridade e que a instituição está sendo reconhecida por participar de um processo evolutivo e colaborativo.

A iniciativa busca valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõem a melhorar seus padrões de integridade, colaborando, assim, para reduzir os níveis de corrupção no país a níveis aproximados aos países desenvolvidos, criando uma cultura de transparência e integridade. A marca surgiu a partir do desenvolvimento de atividades realizadas pelas Redes de Controle e conta com a presença do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, dos tribunais de contas dos Estados, das Controladorias de Estado entre outros órgãos. Por meio do preenchimento de um questionário de autoavaliação, os gestores recebem orientações e treinamentos sobre como implantar boas práticas de controle e prevenção da corrupção.

O controlador do Crea-RN, Claudionaldo Câmara, que esteve à frente de todo o processo, explicou que o conselho passou por essa avaliação, antes de receber a marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. “A partir da adesão e sendo esta uma avaliação inicial, partimos do 2º nível, nossa meta, no entanto, é a de galgarmos um nível a cada exercício objetivando atingir a maturidade necessária com a implantação de todos os pré-requisitos sugeridos pelo Programa”. Claudionaldo explicou ainda que outras ações serão desenvolvidas dentro do conselho para continuar avançando na meta de desenvolver ações que garantam a baixa suscetibilidade à fraude e a corrupção.

A marca do programa está no site do Conselho demonstrando à sociedade que o Crea-RN é comprometido com as práticas de prevenção à corrupção.