Crea-RN participa lançamento do projeto RN Solar

Por CREA-RN em 11/05/2018 às 02:24

Um dos mais arrojados projetos na área de energia solar no Rio Grande do Norte foi lançado pelo SEBRAE no Rio Grande do Norte. O programa RN Solar tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da energia solar no Rio Grande do Norte.

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino eu conselheiro eletricista, Augusto Fialho, participaram do lançamento do programa que tem como parceiros o Sistema FIERN, a COERE, a Cosern, o CTGAS-ER e o Banco do Nordeste.

As ações incluem a distribuição de uma cartilha sobre este tipo de energia. O guia explica as diversas etapas para a instalação dos painéis solares.Entre as vantagens do uso de energia fotovoltaica, estão a economia nos custos com tarifa, a demonstração de comprometimento com o meio ambiente e o baixo custo de manutenção.

O SEBRAE está também com um atendimento para ajudar as empresas no estudo de viabilidade. Além disso, oferece orientação sobre a contratação de profissionais que fazem o projeto técnico e sobre o acesso a linhas de financiamentos, disponíveis no Banco do Nordeste. Ajuda, ainda, no relacionamento com a Cosern, que precisa fazer a instalação do equipamento à rede elétrica. Superada essas etapas, a empresa tem “o benefício econômico com a instalação dos painéis”, destaca o Guia do SEBRAE.“O desenvolvimento desta cadeia produtiva significa novas possibilidades para a indústria”, disse Sérgio Azevedo, que também é vice-presidente da FIERN. Ele lembrou que a COERE tem contribuído para a execução do programa RN Solar e para identificar outras ações que incentivem o setor.“Esse programa firmou essas parcerias, em um arranjo para apoiar quem deseja investir em energia fotovoltaica”, disse José Ferreira de Melo, superintendente do SEBRAE-RN.

Os diretores do Sistema FIERN, Sílvio Toquato (vice-presidente), Alberto Serejo (Conselho Fiscal), além de Ivanaldo Maia (presidente do Sindipan) e Cândida Amália (diretora executiva do CTGAS) também participaram do lançamento.José Vieira, presidente do Conselho do SEBRAE, reafirmou, na ocasião, que o RN Solar contou com a parceria de entidades representadas no COERE.