Crea-RN participa do projeto Orla

Por CREA-RN em 12/07/2018 às 12:50

Os nove membros titulares que representarão a sociedade civil no Comitê Gestor do Projeto Orla Natal para a gestão 2018-2020 foram eleitos, em audiência pública realizada no mini auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Central. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia está entre eles.

Coordenado pela Semurb, o Projeto Orla criou seu Comitê Gestor em 2011 e tem na sua composição 18 membros, entre representantes governamentais e da sociedade civil, sendo permitido até dois suplentes para cada cadeira. Por ser um fórum com formação paritária são destinadas nove vagas para cada seguimento: governo e sociedade. As vagas da sociedade foram distribuídas por representação por praia, ou seja, as cadeiras se referem à Redinha, Rio Potengi, Forte, do Meio, Artistas, Areia Preta, Miami, Via Costeira e Ponta Negra.

Já os membros das entidades do Governo formada pela Semurb, Setur, Semov, Semsur, Urbana, Ibama, IDEMA, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), CAERN, IGARN, CODERN, Semarh e representantes de Instituições Públicas de Ensino Superior (IFRN e UFRN) serão eleitos em reunião posterior com data a ser definida pelo Comitê.

A audiência foi aberta pelo titular da Semurb, Daniel Nicolau, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância do trabalho do Comitê na tomada de decisões para o ordenamento, uso e ocupação da orla marítima e fluvial da cidade.

Antes de partir para a eleição foi feita uma breve apresentação sobre os objetivos gerais do Comitê Gestor. Entre eles, estimular atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da orla. E em seguida a leitura e aprovação do Regimento interno da audiência.

Após a apresentação e defesas de candidaturas foi aberta a votação, e, no início da noite foi feita a leitura dos novos membros do Comitê. A Colônia de Pesca Z-4 será o representante do Rio Potengi, a Assussa a Praia do Forte, a Associação de Artesão e Vendedores de Artesanatos a praia dos Artistas, a Fecomércio a praia de Areia Preta, o CREA-RN será o representante da praia de Miami, a Via Costeira a Ong Oceânica e a ATIPON foi eleita como represente de Ponta Negra. Apenas as praias da Redinha e do Meio não tiveram candidatos. Já os suplentes terão que ser indicados pelos titulares ao CGO.

Para a presidente Ana Adalgisa Dias, a participação de entidades como o Crea-RN, são fundamentais no processo. “O projeto Orla veio para ser mais eficiente no cuidar da Orla brasileira. E nós do Crea no Rio Grande do Norte queremos dar nossa contribuição”, finalizou.