Crea-RN participa de reunião da CCEEST no Espírito Santo

Por CREA-RN em 28/12/2018 às 11:55O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realiza a 1ª reunião extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Confea.
Para o conselheiro Pedro Rosas, representando o CREA-RN, esse encontro é uma grande oportunidade para debatermos todas as temáticas de Engenharia de Segurança do Trabalho. “Estamos avaliando os procedimentos, fórmulas e treinamentos da área”, disse.
O primeiro dia dos trabalhos marcou o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho (27 de novembro). Nesta data, em 1985, foi homologada a Lei 7410, que oficializou a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e criou a categoria profissional de Técnico em Segurança do Trabalho.
O Dia do Engenheiro do Trabalho foi lembrado pela presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, que participou da abertura da reunião extraordinária. “É uma alegria recebê-los em um dia tão especial. A Engenharia de Segurança do Trabalho é o anjo da guarda dos profissionais. Meus parabéns para todos os engenheiros que diariamente zelam pela saúde e segurança do trabalhador!”, disse Lúcia.
O coordenador da CEEST do Crea-ES, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Rogério do Nascimento Ramos, também destacou a importância dessa data. “É uma honra para o Crea-ES receber conselheiros de todo Brasil para discutir a temática da segurança do trabalho, principalmente nesta data que marca o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho”, disse Rogério.

De acordo com a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, o debate da Segurança do Trabalho tem ligação direta com as vidas de profissionais do sistema Confea/Crea e de toda população. “Neste ano já sediamos o encontro nacional da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química Geologia e Minas, agora recebemos este evento da Segurança do Trabalho”, lembrou.
O Crea-ES foi escolhido para sediar o evento na ocasião da 3º reunião ordinária CCEEST, realizada em Natal, juntamente com o 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest).
Câmaras EspecializadasAs Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC) do Confea/Crea são fóruns consultivos compostos pelos coordenadores das câmaras especializadas dos Creas. As câmaras especializadas têm por finalidade elaborar normas de fiscalização, apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição. A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) é uma das dez coordenadorias que compõe a CCEC.