Crea-RN participa de audiência sobre resíduos sólidos

Compartilhe

Por CREA-RN em 10/04/2019 às 11:48

O engenheiro ambiental Gilbrando Medeiros Trajano Júnior, conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-RN, representou o Conselho na audiência pública que discutiu as políticas públicas de resíduos sólidos no município de Natal, na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quinta-feira (14). A audiência foi proposta pelo vereador Kleber Fernandes.

Em sua fala, o conselheiro Gilbrando se mostrou preocupado com a questão dos aspectos técnicos no que concerne à destinação dos diferentes tipos de resíduos. “Tentei propor aspectos relacionados à logística reversa e compostagem, sempre enfatizando que serviços relacionados a resíduos são serviços técnicos de engenharia, mas que momentos de participação são fundamentais para ter o real entendimento das questões inerentes a resíduos”, disse o representante do Crea-RN.

Autor da propositura, o vereador Kleber Fernandes destacou que a limpeza dos resíduos é um trabalho que exige educação. “É necessário realizar um trabalho de educação e conscientização da população, assim como, realizar ações de prevenção, desde as escolas, à destinação correta do lixo. Todo esse trabalho integrado vai garantir uma melhoria na saúde pública e na qualidade de vida da população de Natal”, destacou Kleber.

De acordo com Josivan Cardoso, presidente da Urbana, cerca de 728 mil quilos de lixo são recolhidos por dia pela companhia. “A população deve ser constantemente conscientizada a diminuir a produção diária de lixo. Nós temos o aterro metropolitano para depósito, mas precisamos pensar no futuro, em novas alternativas”, disse Josivan. O titular da Urbana comentou que o objetivo é proporcionar conhecimentos para que a população tenha condições de reduzir os resíduos. “Nossa finalidade é proporcionar ações para que a população reduza, reutilize e recicle os resíduos sólidos e esteja munida de um sistema de limpeza pública de qualidade, contribuindo para uma cidade saudável”, explicou Josivan Cardoso.

Segundo Juliana Araújo, diretora do departamento de vigilância sanitária da SMS, a secretaria fiscaliza frequentemente o descarte dos resíduos. “O resíduo sólido na área da saúde é um resíduo caro. A vigilância sanitária fiscaliza, normatiza como deve ser descartado esse resíduo para que não haja nenhum risco sanitário à população. É importante nós termos a consciência e a educação de destinarmos corretamente esse tipo de resíduo”, afirmou Juliana Araújo.

Além do Crea-RN, participaram representantes da Urbana, Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (ARSBAN), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e outros órgãos.