Crea-RN participa de Audiência Pública sobre ações do DNIT e melhoramento da Malha Rodoviária

Compartilhe

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), representado pelo Secretário Estratégico, Claudionaldo Câmara, e pelo Assessor Especial Institucional, Pablo Ruyz, participou nesta quinta-feira (20), da Audiência Pública sobre ações do DNIT e o Melhoramento da Malha Rodoviária, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A audiência teve como foco as ações de recuperação da malha viária do RN e contou com a participação de autoridades que representaram tanto a Secretaria da Infraestrutura do Rio Grande do Norte (SIN), quanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O foco principal foi atualizar a população sobre o andamento das ações.

Claudionaldo falou da importância da realização da audiência pública e da cobrança da sociedade. “A Audiência Pública é uma prestação de contas e a sociedade precisa entender o processo de construção e como ele impacta socialmente. Se eu entrego um equipamento público, eu preciso mantê-lo. Há regra e manual técnico para isso. Atento a isso, o Crea-RN tem cobrado das instituições planos de manutenção. No ano passado, trabalhamos uma Agenda de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, onde a malha viária do Estado está mapeada e com sugestões. Nesse trabalho, percebemos ainda várias necessidades, em todas as áreas econômicas e sociais do Estado”, explicou.

Quem fez os maiores esclarecimentos sobre as ações foi o diretor-executivo do DNIT nacional, Carlos Antônio Rocha de Barros. Segundo ele, a PEC que permitiu novos investimentos na área fez a diferença para garantir a recuperação da malha viária. De acordo com o diretor, em um ano e meio, o DNIT já investiu aproximadamente R$ 380 milhões, valor maior do que a soma dos três anos anteriores.

Em sua exposição, o diretor-executivo do DNIT explicou que, dos 1.546 quilômetros de rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte, 90% são consideradas boas ou regulares, enquanto 10% são consideradas ruins ou péssimas. Para ele, os novos investimentos farão a diferença para reduzir o número de vias consideradas péssimas.

“Nosso objetivo é diminuir esse percentual, e deveremos conseguir rapidamente”, disse.

Entre as ações realizadas e em curso no Rio Grande do Norte, ele falou sobre a obra entre as BRs 304 e 226, que já está com o projeto contratado, assim como a situação da readequação da BR-104, que já tem projeto contratado para recuperação do quilômetro zero até a divisa com a Paraíba. Além disso, ele citou 13,9 quilômetros realizados na Reta Tabajara pela atual gestão.

Ainda entre os projetos, o diretor ressaltou que o DNIT está trabalhando para concluir as intervenções no viaduto do “Gancho de Igapó”, que ficaram pendentes, além da restauração de trechos em Florânia. Já na estrada do Cajueiro, na BR-437, o projeto já está aprovado, mas falta o orçamento.

Na audiência, a população também relatou problemas em pontos específicos, assim como a Secretaria de Infraestrutura deu detalhes sobre a operação de recuperação da malha viária das rodovias estaduais que está em curso.

“É importante que a sociedade tenha conhecimento sobre o que está sendo feito, porque nós, deputados, somos cobrados diariamente sobre essas informações”, explicou Divaneide Basílio. “Quase que diariamente, nós encaminhamos requerimentos cobrando intervenções que são solicitadas pela população”, corroborou a deputada Cristiane Dantas.

Para Divaneide Basílio, o encontro foi importante para dar transparência ao trabalho realizado e definir encaminhamentos. “É importante que a sociedade tenha conhecimento sobre o que está sendo feito, porque nós, deputados, somos cobrados diariamente sobre essas informações”, explicou Divaneide Basílio.

Ao fim do encontro, a deputada se comprometeu a acompanhar de perto o processo de recuperação das vias e as demandas externadas, assim como definir quais serão as visitas. A parlamentar também deu como encaminhamento a realização de uma reunião de trabalho específica para tratar das BRs 304 e 104, além de uma visita a Ceará-Mirim, onde há uma demanda, e comprometeu-se a realizar uma discussão específica sobre a zona Norte de Natal.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do RN