Crea-RN participa da campanha Trabalho Seguro

Compartilhe

Por CREA-RN em 23/08/2018 às 08:50

No dia em que se comemora o Combate aos Acidentes de Trabalho, o Crea­-RN, o Sinduscon e o o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), assinaram Termo de Cooperação Técnica durante lançamento da campanha Trabalho Seguro. A presidente Ana Adalgisa Dias representou o Crea­-RN no evento ao lado dos juízes do trabalho Simone Jalil e Alexandre Érico Alves da Silva.

O tema central da campanha é “Violência no Trabalho: enfrentamento e superação” e o objetivo dos organizadores da ação é alertar para as diversas situações vivenciadas pelos trabalhadores em seu ambiente de trabalho que os têm levado ao adoecimento.

“O Crea-RN se sente honrado em participar de uma campanha tão importante quanto essa. Queremos contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho. Essa articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil vai ajudar muito nesse processo, disse Ana Adalgisa.

O juiz do trabalho aposentado, psicólogo e professor do IFRN, Edwar Abreu Gonçalves, fez uma palestra sobre a violência no ambiente de trabalho e as consequências psíquicas para o profissional.

Para o estudioso, a crise que o Brasil está vivendo está afetando o ambiente do trabalho. “Os trabalhadores se sentem cada vez mais submissos e aceitam passivamente precárias condições de trabalho, inclusive se sujeitando à violência ocupacional”, avalia Edwar Abreu.

Segundo o juiz aposentado, não há perspectiva, a curto prazo, de melhoria desse cenário de crise, o que só agrava o sofrimento psíquico dos trabalhadores e dos desempregados.

“Não há esperança para aqueles que querem encontrar um trabalho e quem está empregado quer manter o emprego a qualquer custo”, constata Edwar.

No entendimento do especialista, a violência psíquica deve ser considerada um acidente de trabalho.