CREA-RN, NEOENERGIA COSERN E CORPO DE BOMBEIROS DIVULGAM OPERAÇÃO DO CARNAVAL 2024

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (31), o Crea-RN realizou juntamente com a  Neoenergia Cosern e o Corpo de Bombeiros uma coletiva de imprensa para detalhar as operações de fiscalização do Carnaval 2024, para garantir a segurança dos foliões.

O gerente de fiscalização, Heulyson Arruda, ressaltou que o foco do Crea-RN nessas fiscalizações serão palcos, sonorização, iluminação, banheiros químicos, grupo gerador, instalações elétricas, projeto de combate ao incêndio e muito mais.

“Esses eventos, para ocorrerem, necessitam de vários serviços da engenharia, e todos esses serviços, guardada a proporção de cada festa, precisam de registro junto ao Crea-RN. Qualquer desses eventos, se detectado durante a fiscalização, a ausência de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), seja o proprietário, contratante ou executante do serviço, está passivo de autuação”, disse o gerente de fiscalização do Crea-RN.

Na operação 75 eventos foram detectados, 107 municípios serão fiscalizados e 100% dos fiscais do Crea-RN estao  concentrados no combate ao exercício ilegal da profissão e em evitar sinistros e acidentes.

Para o Superintendente do Crea-RN, Carlos Noronha, “Se os organizadores dos eventos tiverem a frente profissionais habilitados, que entendem das estruturas da festa, isso trará mais segurança aos foliões”.

“As ações desenvolvidas pela Neoenergia Cosern com vistas ao Carnaval começam três ou quatro meses antes. Mapeamos mais de 20 municípios em todo o estado com histórico de festas ou que se tornaram redutos para quem quer fugir da folia e reforçamos a qualidade dos nossos serviços. Fiscalizamos mais de quatro mil quilômetros de redes de distribuição de energia que beneficiam mais de 800 mil pessoas, realizamos mais de cinco mil podas preventivas, lavamos mais de 1.300 quilômetros de rede, instalamos bandeirolas de segurança nos percursos dos trios elétricos, no litoral e interior, e ampliamos nossa força de trabalho para que o atendimento às ocorrências transcorra no menor intervalo de tempo possível”, detalhou o superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, Osvaldo Tavares.

O tenente-coronel Daniel Farias, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), detalhou o funcionamento da Diretoria de Atividades Técnicas da instituição, que é responsável pela análise, vistoria e fiscalização no estado. Para a Operação Carnaval 2024, ele informou que o CBM/RN deverá empregar 54 militares distribuídos em 19 viaturas.

“Os eventos com estrutura como camarotes, palcos, arquibancadas e com a previsão de público acima de 500 pessoas, precisam apresentar um projeto de combate a incêndio junto ao Corpo de Bombeiros. Depois de aprovado, nossos vistoriadores vão ao local averiguar e, caso tudo esteja regular, o evento é liberado. Caso contrário, não”, frisou o tenente-coronel Daniel Farias.

GCE